É fato, estamos vivendo momentos que ficarão marcados na história. Por essa razão, é tão importante colocá-los em sua rotina de estudos, já que, certamente, cairão nos vestibulares em todo o Brasil. Com uma pandemia, uma difícil crise financeira e uma guerra ocorrendo ao mesmo tempo, como acompanhar todos os acontecimentos do país e do mundo e estudá-los de uma forma saudável?
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te auxiliar nesse momento. Se quer saber, continue lendo e confira!
Cuidado com as fakes news
Um assunto polêmico e que devemos sempre estarmos atentos são as noticias falsas. Isso porque, ao acreditarmos em algo que não tem fundos reais, é possível cometer um deslize nas provas.
Em um mundo digital sobrecarregado de opiniões e informações, é preciso se perguntar: é um site confiável de um veículo de comunicação? Quem está falando? Essa pessoa entende do assunto? Ou é somente algum palpiteiro?
Filtrar as fontes de conteúdo é uma boa forma de começar os estudos. Uma fonte confiável é aquela que realmente estuda sobre aquilo e tem uma carreira por trás disso.
Foque nas causas e consequências
Para acompanhar de fato a atualidade, crie uma tabela e vá atualizando semanalmente com as causas e consequências dos acontecimentos.
Os grandes vestibulares e o ENEM irão cobrar sua opinião crítica sobre os conflitos atuais e a capacidade de conectá-los com as matérias estudadas em sala de aula. É importante estar à par dos principais acontecimentos e as suas razões.
Observe os temas comuns dos vestibulares
Em sua grande maioria, os testes cobram questões atuais dos candidatos fazendo a associação de determinado tema com algum conteúdo estudado no Ensino Médio. Por conta disso, há algumas categorias de acontecimentos que, comumente, figuram com frequência nas provas.
Em 2022, além das eleições, acontecerá a Copa do Mundo, então provavelmente o Catar será um país que cairá em algumas perguntas, por estar em evidência. Problemas socioambientais como a situação de Petrópolis, o vulcão na Ilha de La Palma, a COP26 e a questão do desmatamento da Amazônia certamente farão parte da prova.
E aí, gostou das nossas dicas? Continue navegando por nossos conteúdos!
É Dia da Mulher. A data não apenas homenageia, mas reflete e fomenta discussões sobre a igualdade feminina. As mulheres […]
Hoje vamos falar de (mais) uma mulher genial, que ajudou a abrir os caminhos de sua área de atuação para […]
Passar no vestibular é uma tarefa um tanto desafiadora, em que é preciso ter muito esforço, concentração e dedicação. Dessa […]