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Ansiedade pré-vestibular: dicas para desenvolver a calma

26 de janeiro de 2022Categoria: Novidades

Sabemos que a rotina do estudante não é nada fácil: além da dedicação à escola e/ou cursinho, muitos ainda trabalham ou têm atividades extracurriculares para desenvolver ao longo do dia.

Já é bem complicado conseguir conciliar tudo e, juntando provas e vestibulares, é super normal sentir a sensação de ansiedade se intensificar. Ela nada mais é do que a preocupação que projetamos sobre algum evento futuro ou algo que represente um desafio, mas saiba que é totalmente possível aprender a controlar os pensamentos que servem de gatilho para nos sentirmos aflitos.

 

Pensando nos vestibulares, levantamos algumas dicas para você aprender a controlar o frio na barriga e não perder a calma antes ou no momento das provas. Vamos lá?

1) Abra espaço para o seu lazer
Mesmo com a rotina intensa de estudos, não se esqueça de separar algumas horas do dia para descansar e fazer algo que goste (como dar um passeio, ver uma série, etc.). Nosso cérebro, assim como nosso corpo, também precisa de uma pausa após muitas horas de concentração, por isso é importante que você se desligue do universo dos estudos por algum tempo.

2) Durma o suficiente e alimente-se bem
Nada de ficar estudando até de madrugada! Seu corpo merece o devido descanso, e dormir poucas horas por noite fará com que você já acorde sentindo um desgaste acumulado. Seu bem-estar físico afeta diretamente sua saúde mental, portanto, além de dormir tempo suficiente, lembre-se de se alimentar bem e beber muita água ao longo do dia.

3) Tenha um cronograma de estudos com pausas e limites de tempo
Novamente, batemos na tecla da necessidade do descanso: lembre-se de que você é um ser-humano e não uma máquina! É essencial saber estabelecer horários para iniciar e encerrar cada atividade, inclusive os períodos de estudo. Tire alguns minutos para tirar o foco dos livros e cadernos entre uma matéria e outra, e saiba a hora de encerrar os estudos no dia – chega uma hora em que nosso cérebro se satura de informações e não vai absorver mais nada por algum tempo.

4) Não se compare aos outros e não se cobre tanto
Saiba que cada pessoa tem seu ritmo e seus métodos de fazer as coisas, portanto não se sinta mal se parecer que você não está sendo produtivo o suficiente em relação a algum colega. Respeite seu tempo e seus limites, encontre a melhor maneira que as coisas funcionam pra você e siga firme no seu método!

5) Trabalhe sua mente para a resiliência
Nós, como humanos, estamos sujeitos a falhas e frustrações todos os dias e em todas as áreas da nossa vida. É importante que você aprenda a aceitar e controlar eventuais problemas e negativas, lembrando-se sempre de que mesmo as coisas que não dão certo de primeira, sempre servem como um tipo de aprendizado. O importante é não desistir, pois você sempre terá uma nova chance!

6) Procure ajuda profissional, se necessário
Por fim, se todas essas dicas parecerem não estar surtindo efeito sobre sua ansiedade, recomendamos que você busque aconselhamento de um profissional de psicologia ou terapeutas de áreas diversas com os quais você se identifique melhor. É normal não nos sentirmos seguros e fortes o suficiente, mas não podemos deixar que os pensamentos negativos tomem conta de nossa mente. A terapia é uma excelente maneira de desabafar e receber aconselhamento personalizado e profissional.

Gostou das dicas? Não se esqueça de colocá-las em prática desde já, para chegar no dia do vestibular arrasando na prova!

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