(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

4 dicas para conseguir um estágio

07 de junho de 2021Categoria: Educação

É normal que os estudantes desenvolvam dúvidas ao longo da graduação sobre como conseguir um estágio e até mesmo se sentirem um pouco inseguros em relação a isso. Em resumo, esta etapa é importante na jornada profissional dos universitários e pode abrir muitas portas para a tão desejada carreira

Mas afinal, o que é estágio?

No Brasil, a lei N° 11.778 de 25 de setembro de 2008, define o estágio como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular”.

Basicamente, o estágio é um período no qual o universitário pode vivenciar o cotidiano da profissão que escolheu em uma empresa real. Isso é bom pois, além de desenvolver suas habilidades e colocar em prática os estudos, o estagiário encontra uma excelente maneira de inserção no mercado de trabalho, já que muitos universitários acabam sendo efetivados após o tempo de estágio.

Como conseguir um bom estágio?

1. Graduação em uma excelente universidade

Para se candidatar a qualquer vaga de estágio, é necessário que o candidato esteja matriculado em uma instituição de ensino. Além disso, a importância está também na grade do curso, que tem um grande peso para a empresa na escolha do estagiário, assim como o aprendizado do candidato durante a graduação, sendo este, fundamental para o desenvolvimento profissional no trabalho.

2. Habilidades

 As empresas que buscam estagiários não priorizam a experiência, na maioria das vezes, é o perfil do candidato que conta. É importante que você se atente, identifique, promova e demonstre as suas habilidades comportamentais que também são aprendidas na faculdade, mas de uma maneira nem sempre clara, como liderança, facilidade de comunicação e criatividade.

3. Atividades extracurriculares

Ao longo do curso, não deixe de participar de palestras, workshops e demais atividades extracurriculares que fomentam seu networking. O conteúdo aprendido nesse tipo de atividade é muito útil em seleções de estágios.

É válido também participar do Núcleo de Pesquisa da faculdade, a iniciação científica. Se dedicar à pesquisa acadêmica além de ser uma grande experiência, torna o currículo mais atrativo.

4. Networking

Traduzido do inglês, Networking é uma atividade de negócios socioeconômicos com o objetivo de compartilhar informações e conhecimentos; um ato de cultivar uma rede de contatos com pessoas que têm interesses em comum com você, podendo gerar oportunidades de negócio.

Mas como executar um bom networking na faculdade? Simples! Seja ativo nas aulas, questione seus professores quando surgir dúvidas, tenha um bom relacionamento com seus professores, coordenador e orientador, participe de grupos de estudos, compartilhe informações relevantes com seus colegas e crie um perfil no LinkedIn – principal rede social profissional da atualidade. Além de pesquisar vagas de estágio em empresas de diversos portes e setores em todo o mundo, você terá acesso a conteúdos relevantes e será visto pelos recrutadores. Mas lembre-se, na hora de preencher seus dados, não invente informações.

Veja também

15 de outubro de 2021

Dia do professor: conheça 5 famosos que já se dedicaram à essa profissão

Oficializada em 1963 pelo decreto federal nº 52.682, a data do dia 15 de outubro celebra àqueles que são os […]

Leia mais
13 de fevereiro de 2023

A importância do Rádio no Brasil e como ele cai no vestibular

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rádio, uma data importante para a discussão da importância da mídia no Brasil […]

Leia mais
30 de junho de 2021

Artes cênicas: o que é, quanto ganha e áreas de atuação

Se você está por aqui, as Artes Cênicas fazem parte do seu sonho de carreira profissional. Por isso, trouxemos tudo […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!