Se você está no processo para prestar vestibular e deseja ingressar em uma instituição de ensino superior, saiba que a melhor maneira de ter sucesso é se organizar com um bom cronograma de estudos e fazer a revisão regularmente de todas as matérias que irão cair na prova. Para quem está meio perdido e não sabe a melhor forma de começar, separamos algumas dicas para te ajudar nessa etapa.
O que é vestibular?
Antes de se apavorar nos estudos, vamos desmistificar o vestibular? Essa prova nada mais é do que um processo seletivo para que as pessoas ingressem no ensino superior de instituições privadas ou públicas.
Esse método de avaliação foi implementado no Brasil em 1911, para atestar os conhecimentos gerais e específicos que os estudantes adquiriram ao longo dos três anos do ensino médio. Com o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a maioria das universidades públicas passaram a adotar a pontuação do Enem como critério de avaliação, mas, ainda sim, há faculdades que preferem aplicar o seu próprio vestibular.
As provas costumam ser elaboradas com questões objetivas e/ou dissertativas sobre matérias do Ensino Médio e uma redação. Por isso, antes de iniciar sua preparação, é importante saber em quais universidades você irá prestar o vestibular para que possa direcionar seus estudos de forma mais assertiva.
Ciências Humanas e suas tecnologias
– História
Temas recorrentes:
Nas semanas que antecedem a prova, o vestibulando deve refazer questões dos anos anteriores a fim de checar se ainda existe alguma dúvida. Se atente! As questões, na maioria das vezes, exigem multiplicidade e habilidade para sua resolução, muito mais do que uma simples interpretação de texto.
– Geografia
Temas recorrentes:
Para sanar as dúvidas sobre geografia, é importante que o futuro universitário mantenha em dia as leituras de jornais, revistas ou portais de notícias, em busca de assuntos que se destacam. Na realização da prova, lembre-se que as questões prezam pela atualidade e relação com outros fatos, além de sugerir análises do envolvimento do Brasil no mundo e a participação como sociedade.
– Sociologia e Filosofia
Temas recorrentes:
Nos últimos anos os vestibulares vêm inserindo cada vez mais questões que discutam a equidade para diferentes grupos sociais. É necessário que o candidato se posicione criticamente e saiba analisar os ganhos e problemas sociais existentes no país, com um viés mais progressista.
Ciências da Natureza e suas tecnologias
– Física
Temas recorrentes:
Para essa matéria, é preciso que os alunos façam revisões das últimas três provas do vestibular, para aprimorar a concentração e entender o raciocínio lógico de cada questão. Uma dica é analisar a pergunta atentamente, sublinhando as informações relevantes a fim de entender o contexto.
– Química
Temas recorrentes:
As questões de química apresentam enunciados longos, com informações nem sempre relevantes, por isso, fique atento, às vezes é possível soluciona-las apenas com seu conhecimento prévio. No seu estudo, procure revisar pontos da matéria ainda não muito claros, e treine os assuntos que geralmente são mais cobrados.
– Biologia
Temas recorrentes:
As questões de biologia envolvem conceitos básicos, mesclando interpretação de gráficos, tabelas e cladogramas. A dica é avaliar bem as alternativas e logo de início retirar as que você sabe que não podem ser corretas. Assim como em outras matérias, treinar as questões dos exames anteriores é a recomendação fundamental.
Linguagem e suas tecnologias
– Língua Portuguesa e Literatura
O que revisar?
Essa etapa da prova é bem extensa, com textos longos e exigência de habilidade de interpretação ainda maiores do que nas outras disciplinas. É importante se atentar ao enunciado pois, muitas vezes, a resposta pode ser encontrada por lá. Para treinar, refaça as outras provas e, nesta disciplina, tenha ajuda de um cronômetro para que você saiba a média de tempo que pode ser gasta em cada questão.
– Redação
A redação da maioria dos vestibulares exige o formato dissertativo-argumentativo, ou seja, é preciso produzir um texto em que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que precisa estar de acordo com os argumentos expostos. Semanas antes da prova, o vestibulando deve se inteirar dos possíveis temas que possam cair no processo seletivo. É muito importante conhecer a estrutura da prova que você vai realizar para estudar e praticar os textos mais cobrados. O ideal é fazer, pelo menos, dois textos por semana para treinar, já que a redação é uma parte muito importante da prova e não pode ser negligenciada.
– Línguas Estrangeiras
O que revisar?
A prova de língua estrangeira faz bastante uso de charges, que podem obter um volume grande de texto, geralmente contextualizando a pergunta. Essas questões, basicamente, são para interpretação e dedução. O candidato deve buscar a interpretação que faz coerência pelo jogo de sentido entre a imagem e o texto da charge. Além disso, um ponto que o vestibulando deve atentar-se são os falsos cognatos – palavras que têm escrita semelhante a uma palavra em português, mas com significado totalmente diferente. Um exemplo é a palavra “apology” que na língua estrangeira significa “pedido de desculpas”, mas poderia ser facilmente confundida com “apologia” em português.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre o vestibular. Aproveite agora para estudar e ir muito bem nesse processo seletivo!
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com patrocínio da multinacional holandesa AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos, […]
Ser um profissional formado em Letras, é sinônimo de muito estudo do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e […]
O campo de atuação do pedagogo tem se ampliado para além das escolas na atualidade. A principal função dessa área […]