(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

3 podcasts que vão te ajudar a ampliar seu repertório cultural para ir bem na redação do vestibular

16 de junho de 2021Categoria: Educação, Tecnologia

Para ir bem na redação é preciso estudar, ler e escrever muito. Mas também existe uma maneira interessante de fazer isso de forma mais leve por meio de podcasts. Separamos três programas de áudio para te ajudar a reter novos conhecimentos, assuntos atuais, acontecimentos e discursos históricos, além de reflexões filosóficas. Você encontra todos os episódios no Spotify e outras plataformas de podcast com os links abaixo.

 

  • Dá Ideia

Para uma boa escrita é preciso estar a par da realidade. O “Dá Ideia” é um podcast quinzenal em que vários professores discutem temas atuais com a finalidade de preparar argumentos para uma boa redação. De forma concisa, Roberta Firmino, jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ana Massêo, formada em letras também pela UFMG, convidam especialistas que contextualizam questões relevantes e atuais, e ainda dão conselhos para que você escreva um ótimo texto – além de se aprofundar nesses possíveis temas, entendendo suas definições e conceitos, é possível aprender como abordá-los na redação, desde a introdução, passando pelo desenvolvimento e chegando à conclusão.

Disponível em: SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts.

 

  • Xadrez Verbal

Realizado desde 2015, “Xadrez Verbal” aborda assuntos relacionados à política nacional e internacional. Produzido por Filipe Figueiredo, historiador graduado na Universidade de São Paulo (USP), esse programa de áudio pode ser um grande aliado para que você fique por dentro dos acontecimentos da área no Brasil e no mundo.

Disponível em: Spotify ou no próprio site.

 

  • Anticast

Ivan Mizanzuk e convidados especiais apresentam temas atuais para serem debatidos com muita descontração a partir de referências científicas. Realizado em formato semanal, o programa de áudio já acumula mais de 400 episódios com temas diversos relacionados à política, comportamento e ética.

Disponível em: Spotify e Deezer.

Veja também

04 de agosto de 2021

Como parar de procrastinar nos estudos em 5 passos

A procrastinação faz parte do seu dia a dia? Saiba que ela pode ser uma inimiga da sua rotina, em […]

Leia mais
27 de março de 2023

Museu de Arte apresenta programação dedicada às histórias indígenas em 2023 na capital

O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand tem o prazer de anunciar a programação de 2023, que traz […]

Leia mais
18 de julho de 2021

Personagem histórico: Quem foi Nelson Mandela e qual sua contribuição para o mundo

Celebrado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela marca a data de nascimento do líder sul-africano e ex-presidente […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!