(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Aprenda a elaborar fichas de estudo para te ajudar no vestibular

23 de junho de 2021Categoria: Educação

Existem inúmeros métodos de estudos que auxiliam a fixar melhor os conteúdos para realizar uma prova, seja ela o ENEM ou outros vestibulares. Mas, sem dúvidas, as fichas de estudo são muito úteis, pois sintetizam pontos importantes de determinada matéria e, ainda, apresenta associações e um visual bastante dinâmico através das cores. Confira!

O que são as fichas de estudos?

As fichas de estudos correspondem às principais anotações feitas sobre determinado assunto. Ou seja, são uma forma muito pessoal de aprendizado e não servem para serem compartilhadas com outros colegas, já que cada um entende ou guarda as informações de formas divergentes.

Dessa forma, elas são feitas por resumos com suas próprias palavras sobre os itens estudados, podendo apresentar o formato de texto corrido ou tópicos. Sua principal característica é apresentar pontos principais dos assuntos estudados, além das próprias interpretações e relações que são feitas.

Como fazer?

  • Escolha o formato: você quem irá decidir qual formato melhor se adapta ao seu estudo.
  • Resumo da ideia principal: para elaborar um resumo, primeiro localize a ideia central do conteúdo. A partir deste destaque, busque realizar anotações, associações e escrever outros pontos necessários. Para ser uma ficha de estudos, é importante lembrar que não se pode sair escrevendo tudo sobre o assunto, é necessário focar.
  • Detalhes relevantes: a ficha possui um espaço limitado para facilitar a revisão e posteriormente o estudo, mas isso não significa que você não deva deixar detalhes importantes de fora. Anote detalhes relevantes sobre o conteúdo para compreender a matéria por completo.
  • Cores diferentes: as cores não existem só para deixar tudo mais bonito. Aposte nelas para criar códigos como por exemplo, a cor verde para os conteúdos que você entendeu bem e amarelo para os que necessitam de mais atenção.
  • Símbolos ou ilustrações: por fim, outra opção é deixar sua ficha com um aspecto mais visual. Para isso, use recursos simples como flecha, ícones, gráficos, etc. Caso você tenha o dom do traço, crie desenhos relacionados com o assunto, auxiliando na memória fotográfica.

 

Veja também

17 de março de 2021

8 músicas para ajudar na concentração dos estudos

Vestibular, uma prova de concurso público ou apenas estudar, para todos esses momentos, a companhia de uma música é fundamental […]

Leia mais
26 de maio de 2021

Inglês: 10 links para estudar de graça!

Aprender um outro idioma é por muitas vezes cansativo e angustiante. A boa notícia é que separamos 10 links para […]

Leia mais
13 de abril de 2022

Entenda: problemas de enchentes e deslizamentos são assuntos que podem cair no vestibular

Nos últimos meses, fomos pegos de surpresa por desastres naturais como as enchentes e deslizamentos, como aconteceu na cidade de […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!