(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

A importância do Rádio no Brasil e como ele cai no vestibular

13 de fevereiro de 2023Categoria: Educação, Tecnologia

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rádio, uma data importante para a discussão da importância da mídia no Brasil e no mundo. Em 2022, a primeira transmissão de rádio no país completou 100 anos, e marcou uma nova era nas comunicações, educação, cultura e política no Brasil. Um século depois de seu surgimento, ainda temos o rádio como um dos mais emblemáticos meios de comunicação e se recria em novos formatos, como o podcasts. Hoje te contamos o que pode cair no vestibular, continue lendo para conferir!

A história do rádio no Brasil

O surgimento do rádio teve origem de outras duas descobertas anteriores: sendo a primeira as ondas eletromagnéticas, em 1860, pelo físico escocês James Maxwell. Anos depois, em 1886, o físico alemão Heinrich Hertz comprova que a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio, sendo as ondas eletromagnéticas o principal impulsionador para a transmissão de voz, músicas e até fotos sem necessitar de fios.

Com isso, na década de 1890, o físico italiano Guglielmo Marconi estabeleceu os sinais de rádio em linhas telefônicas, criando o telégrafo sem fio. Mesmo com a engenhoca, foi só em 1906 através do físico estadunidense Lee de Forest, que o aparelho de comunicação conseguiu transmitir voz e música.

Já no Brasil, a primeira transmissão de rádio nas terras brasileiras aconteceu durante a abertura das comemorações do centenário da independência, em 7 de setembro de 1922. Na ocasião, foi transmitido um discurso do então presidente Epitácio Pessoa, seguido da ópera “O Guarani” de do memorável compositor Carlos Gomes.

Na época não havia nenhum tipo de estrutura radiofônica por aqui, e a transmissão só foi possível graças a um empréstimo de transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa americana de comunicação Westinghouse e instalado no Corcovado, no Rio de Janeiro, na época, capital nacional.

O aprimoramento da tecnologia aconteceu após a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), mas como no Brasil o equipamento só chegou, de fato, anos depois, a “Era de Ouro do Rádio” começou por aqui durante os anos de 1930. O período ficou conhecido por se tratar da época em que o rádio se popularizou em nosso país, tornando-se fonte de entretenimento, cultura e propaganda.

E é exatamente esse espaço de tempo que mais cai nas provas de vestibulares e Enem, já que foi também nessa época a Ditadura Militar. Por sinal, aqui vai uma curiosidade: foi no governo de Getúlio Vargas que foi criado a “Voz do Brasil”, que no tempo era chamada de “A Hora do Brasil”. O presidente fez concessões públicas para emissoras de rádio em troca de tempo de propaganda sobre seu governo, e a criação do programa de notícias do governo, obrigatório em todos os canais.

 

E aí, gostou das curiosidades que trouxemos para vocês sobre o rádio? Continue lendo nosso blog para conferir outras dicas como essas!

 

Veja também

20 de maio de 2021

Vá bem no vestibular: não se compare aos seus colegas

Seja na hora de conferir a nota de um simulado, o resultado de um exercício ou o desempenho em uma […]

Leia mais
15 de setembro de 2021

15 sites que oferecem cursos online e gratuitos com certificado

Que tal aproveitar mais do seu dia, realizando cursos? Trouxemos 15 sites que oferecem didáticas online e gratuitas com certificados […]

Leia mais
02 de junho de 2023

Conheça os 3 gêneros literários que caem no Enem e vestibular

Que a Literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do nosso caráter e na sociedade de forma geral, todos nós […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!