Se a redação é a etapa que você mais teme, é hora de tirar o medo de lado e praticar sua escrita. Para te ajudar, selecionamos os erros mais comuns que os vestibulandos fazem nas provas, para te inspirar a ir melhor. Vamos lá?
É importante compreender o que a frase-tema está propondo e qual caminho os textos motivadores estão traçando para você desenvolver seu texto, saber interpretas e desenvolver uma reflexão correta.
Vale lembrar que você estará escrevendo para um órgão do governo sobre um problema de ordem social. Ou seja, nada que está no exercício é por acaso, é preciso sair fora da caixa, enxergar os textos motivadores como inspiração para as ideias.
Mais um erro que sempre acontece nas provas dos vestibulares ou ENEM, é o aluno se confundir com a estrutura do texto, que deve ser, na maioria dos casos, dissertativo-argumentativo. Dessa forma, o estudante deve desenvolver um texto sobre determinada problemática com base em seu ponto de vista, elaborando uma tese e elencando argumentos que a defenda.
Para isso, indicamos a regra dos quatro parágrafos: introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão. Já a linguagem deve ser a norma padrão culta da Língua Portuguesa.
Por fim, se o intuito é argumentar, a falta de elementos no texto que exemplifique sua tese é um erro. Trazer referências externas para a redação é uma das exigências para aumentar sua nota.
Aliás, uma ótima dica é ler as competências exigidas pelo ENEM, muitas vezes, iguais aos dos vestibulares. Neste texto, disponibilizado pelo próprio MEC, é explicado em detalhes e com exemplos o que é esperado do candidato na redação.
Você já se pegou perguntando a importância de ler o edital do vestibular antes de fazer a prova? Essa dúvida […]
Já falamos por aqui a importância de formar grupos de estudos durante a graduação. Além de facilitar a sua rotina […]
Com tantas atividades para fazer ao longo de um dia, não é difícil perder a concentração nas que realmente importam. […]