(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Os erros mais comuns nas redações dos vestibulares

02 de dezembro de 2022Categoria: Dicas, Educação

Se a redação é a etapa que você mais teme, é hora de tirar o medo de lado e praticar sua escrita. Para te ajudar, selecionamos os erros mais comuns que os vestibulandos fazem nas provas, para te inspirar a ir melhor. Vamos lá?

 

  1. Não saber interpretar os textos motivadores

É importante compreender o que a frase-tema está propondo e qual caminho os textos motivadores estão traçando para você desenvolver seu texto, saber interpretas e desenvolver uma reflexão correta.

 

Vale lembrar que você estará escrevendo para um órgão do governo sobre um problema de ordem social. Ou seja, nada que está no exercício é por acaso, é preciso sair fora da caixa, enxergar os textos motivadores como inspiração para as ideias.

 

  1. Se confundir com a estrutura textual exigida

Mais um erro que sempre acontece nas provas dos vestibulares ou ENEM, é o aluno se confundir com a estrutura do texto, que deve ser, na maioria dos casos, dissertativo-argumentativo. Dessa forma, o estudante deve desenvolver um texto sobre determinada problemática com base em seu ponto de vista, elaborando uma tese e elencando argumentos que a defenda.

 

Para isso, indicamos a regra dos quatro parágrafos: introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão. Já a linguagem deve ser a norma padrão culta da Língua Portuguesa.

 

  1. Não apresentar repertório

Por fim, se o intuito é argumentar, a falta de elementos no texto que exemplifique sua tese é um erro. Trazer referências externas para a redação é uma das exigências para aumentar sua nota.

 

Aliás, uma ótima dica é ler as competências exigidas pelo ENEM, muitas vezes, iguais aos dos vestibulares. Neste texto, disponibilizado pelo próprio MEC, é explicado em detalhes e com exemplos o que é esperado do candidato na redação.

 

Veja também

20 de abril de 2023

Confira 5 dicas de expert para ser mais produtivo nos estudos em 2023

Texto por Redação Paideia Especialista da escola online Mentorama traz inspirações para tirar seus objetivos do papel e ainda praticar […]

Leia mais
18 de julho de 2021

Personagem histórico: Quem foi Nelson Mandela e qual sua contribuição para o mundo

Celebrado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela marca a data de nascimento do líder sul-africano e ex-presidente […]

Leia mais
20 de janeiro de 2021

História, uma carreira de sucesso

Se você gosta de História, saiba que essa carreira pode ser bastante promissora. Contudo, é interessante começar o quanto antes […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!