(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Os erros mais comuns nas redações dos vestibulares

02 de dezembro de 2022Categoria: Dicas, Educação

Se a redação é a etapa que você mais teme, é hora de tirar o medo de lado e praticar sua escrita. Para te ajudar, selecionamos os erros mais comuns que os vestibulandos fazem nas provas, para te inspirar a ir melhor. Vamos lá?

 

  1. Não saber interpretar os textos motivadores

É importante compreender o que a frase-tema está propondo e qual caminho os textos motivadores estão traçando para você desenvolver seu texto, saber interpretas e desenvolver uma reflexão correta.

 

Vale lembrar que você estará escrevendo para um órgão do governo sobre um problema de ordem social. Ou seja, nada que está no exercício é por acaso, é preciso sair fora da caixa, enxergar os textos motivadores como inspiração para as ideias.

 

  1. Se confundir com a estrutura textual exigida

Mais um erro que sempre acontece nas provas dos vestibulares ou ENEM, é o aluno se confundir com a estrutura do texto, que deve ser, na maioria dos casos, dissertativo-argumentativo. Dessa forma, o estudante deve desenvolver um texto sobre determinada problemática com base em seu ponto de vista, elaborando uma tese e elencando argumentos que a defenda.

 

Para isso, indicamos a regra dos quatro parágrafos: introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão. Já a linguagem deve ser a norma padrão culta da Língua Portuguesa.

 

  1. Não apresentar repertório

Por fim, se o intuito é argumentar, a falta de elementos no texto que exemplifique sua tese é um erro. Trazer referências externas para a redação é uma das exigências para aumentar sua nota.

 

Aliás, uma ótima dica é ler as competências exigidas pelo ENEM, muitas vezes, iguais aos dos vestibulares. Neste texto, disponibilizado pelo próprio MEC, é explicado em detalhes e com exemplos o que é esperado do candidato na redação.

 

Veja também

08 de setembro de 2021

4 livros incríveis para conhecer Graciliano Ramos

Graciliano Ramos (1892 – 1953) foi um grande escritor brasileiro da época do Modernismo, sendo o romance “Vidas Secas”, sua […]

Leia mais
10 de fevereiro de 2021

Personagem histórica: Leopoldina

Maria Leopoldina de Áustria foi uma arquiduquesa austríaca conhecida por ter sido a primeira imperatriz do Brasil. Criada dentro dos […]

Leia mais
06 de julho de 2022

Como deixar seu espaço de estudos mais produtivo

É verdade, para estudar é preciso dedicar tempo e atenção. Mas, com a mesa de estudos bagunçada ou sem elementos […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!