(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Personagem histórico: Quem foi Nelson Mandela e qual sua contribuição para o mundo

18 de julho de 2021Categoria: Educação

Celebrado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela marca a data de nascimento do líder sul-africano e ex-presidente da África do Sul, que se tornou exemplo na luta pelo fim do apartheid e na intervenção por uma sociedade mais justa e igualitária.

Imagem: Nelson Mandela / API/Gamma-Rapho

A luta contra o apartheid

O apartheid foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948, que levou à uma prática de separação entre brancos de origem europeia e negros do continente africano que vinha ocorrendo desde o processo de colonização da região, especialmente por parte dos colonizadores protestantes de origem holandesa. Tinha como objetivo impedir os negros de frequentarem os mesmos espaços públicos que os brancos, negando a eles o acesso à maior parte das terras cultiváveis do país e às riquezas naturais.

Mandela defendeu uma resistência pacífica e a desobediência civil contra o regime, ao burlar as leis que separavam as raças em espaços públicos, se tornando referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária.

 

Prisão de Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela foi condenado no Julgamento de Rivonia à prisão perpétua em 1964, período em que diversos líderes negros foram perseguidos, presos, torturados e assassinados.

A partir da década de 1980 as pressões internacionais tornaram-se mais intensas e o cenário econômico e político estava cada vez pior. Foi então que o Partido Nacional Africânder iniciou reformas no final da década, abolindo a proibição de casamentos inter-raciais e a obrigatoriedade de negros portarem credenciais de locomoção. Mas foi somente a partir de 1990 que as medidas levariam ao fim do apartheid, principalmente no governo de Frederik de Klerk. Dessa forma, após quase 27 anos, Nelson Mandela saiu da prisão.

 

Imagem: Nelson Mandela / Getty Images

Governo e Nobel da Paz

Num cenário aterrorizante marcado por uma onda violenta de chacinas em bairros negros da África do Sul, Mandela foi eleito presidente em 1994, após uma expressiva vitória nas urnas, levando-o a governar o país até 1999. Em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação política no processo de luta pelos direitos da maioria negra sul-africana.

 

Morte do líder africano

Nelson Mandela morreu em 05 de dezembro de 2013, em sua casa ao lado de família, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, após algumas complicações decorrentes de infecções pulmonares. Embora façam oito anos de sua morte, seu legado contra o racismo e a luta pelos direitos igualitários, jamais serão esquecidos.

Veja também

29 de outubro de 2021

5 livros nacionais que caem no vestibular

Se preparar para o vestibular não requisita focar os estudos somente nas matérias do Ensino Médio. É preciso também se […]

Leia mais
29 de junho de 2022

Livros que irão te ajudar a estudar

Se está com dificuldades para estudar, fique tranquilo, trouxemos uma lista com os melhores livros vão te ajudar a aplicar […]

Leia mais
31 de março de 2022

Não estou gostando do meu curso, e agora?

Muitas expectativas são criadas quando escolhemos um curso de graduação, afinal, a ideia é que aquilo se torne nossa profissão […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!