(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

4 livros da literatura brasileira que mais caem nos vestibulares de meio de ano

27 de abril de 2022Categoria: Educação

Pode até não ser a sua primeira escolha, mas com certeza você já ouviu falar do peso que a literatura brasileira tem nos vestibulares de meio de ano – e no geral também. Pensando nisso, trouxemos uma lista com 4 livros que mais caem nas provas. Continue lendo para saber!

  • Dom Casmurro (Machado de Assis): uma das obras mais reconhecidas do Brasil. A história narra a vida de Bentinho e Capitu, que foram criados juntos e se apaixonam ainda adolescente, mas tiveram que se afastar quando ele foi mandado para o seminário devido a uma promessa de sua mãe.

 

  • O Cortiço (Aluísio Azevedo): Aa história dessa obra da escola naturalista, se passa em uma habitação coletiva e narra sobre a influência social e racial no comportamento dos personagens. Histórias paralelas apresentam a vida de outros moradores do cortiço e destacam a má influencia do meio sobre eles.

 

  • Sagarana (Guimarães Rosa): o livro reúne nove contos que, em sua maioria, têm como cenário o sertão de Minas Gerais, e narram episódios vividos por vaqueiros e jagunços da região. Os contos presentes em Sagarana, incluem: A volta do Marido Prodígio; A Hora e a Vez de Augusto Matraga; e Minha Gente.

 

  • Laços de Família (Clarice Lispector): laços de Família é uma obra que levanta questões delicadas que representam vínculos afetivos e aprisionamento dos personagens de uma família, como solidão, falta de comunicação e até a morte.

 

O livro reúne treze contos, entre eles: Preciosidade; Uma Galinha; O Crime do Professor de Matemática; O Jantar; e Mistérios de São Cristóvão.

 

E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Continue lendo para mais!

Veja também

26 de janeiro de 2022

Ansiedade pré-vestibular: dicas para desenvolver a calma

Sabemos que a rotina do estudante não é nada fácil: além da dedicação à escola e/ou cursinho, muitos ainda trabalham […]

Leia mais
28 de julho de 2021

3 aplicativos que vão te ajudar na organização dos estudos

Como já dissemos por aqui em outras postagens, para garantir bons resultados é preciso estudar e organizar uma rotina produtiva. […]

Leia mais
15 de outubro de 2021

Dia do professor: conheça 5 famosos que já se dedicaram à essa profissão

Oficializada em 1963 pelo decreto federal nº 52.682, a data do dia 15 de outubro celebra àqueles que são os […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!