(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Descubra o que um profissional em Letras faz

03 de novembro de 2020Categoria: Ciência

Ser um profissional formado em Letras, é sinônimo de muito estudo do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas.

Iremos conhecer, algumas das áreas em que este profissional pode atuar e suas principais atividades:

  • Tradução – Traduz textos em português para outros idiomas ou vice-versa. Possibilidade de traduzir desde obras literárias até bulas de remédio.
  • Editoração – Edita textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, entre outros.
  • Revisão – Realiza revisões em textos, corrigindo tanto a ortografia e gramática como a estrutura do textos com a finalidade de tornar o texto correto dentro das normas exigidas.
  • Interpretação – Atua como intérprete e estabelece a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma.
  • Produção Textual – Escreve os mais diversos tipos de textos: obras literárias, crônicas e colunas para jornais e revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites, blogs e inúmeros outros.
  • Ensino – Atua como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura nos ensinos fundamental e médio. Ministra aulas de outros idiomas. Há possibilidade de realizar palestras e cursos sobre vários temas relacionados à língua falada e escrita.

Perfil deste profissional

O profissional em Letras precisa gostar de ler e escrever, sendo essas, características essenciais para uma carreira de sucesso. O aluno que deseja seguir essa área, deve ter o desejo de conhecer novas culturas e ter interesse por literatura.

Uma boa comunicação também é eficaz para quem opta por uma carreira acadêmica ou pretende atuar como intérprete. A concentração, a organização e, sobretudo, a disciplina, são fatores importantes para quem deseja trabalhar com pesquisa ou tradução.

A língua falada e escrita sofre alterações ao longo dos anos. O profissional de Letras deve estar atento às modificações do idioma.

Sobre a graduação em Letras

O curso em Letras é oferecido em dois tipos: bacharelado e licenciatura, ambos podem durar quatro anos. Existem inúmeros cursos de Letras com enfoques diferentes, sendo os mais comuns, os cursos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua e Literatura Inglesa e Língua e Literatura Espanhola.

Durante a graduação o aluno aprende sobre fonética, fonologia, gramática, literatura, sintaxe e produção textual entre outros aspectos da Língua Portuguesa e estrangeira.

Ao final do curso, o aluno deverá realizar um estágio ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Você gostaria de seguir carreira em Letras? Entre em contato conosco e saiba como concorrer à uma bolsa na UniPinhal.

Veja também

23 de junho de 2021

Aprenda a elaborar fichas de estudo para te ajudar no vestibular

Existem inúmeros métodos de estudos que auxiliam a fixar melhor os conteúdos para realizar uma prova, seja ela o ENEM […]

Leia mais
12 de outubro de 2020

Três dicas para ir bem no vestibular

Para se dar bem nas provas de vestibular é importante que os candidatos preparem-se com antecedência. Por isso, é preciso […]

Leia mais
30 de junho de 2021

Artes cênicas: o que é, quanto ganha e áreas de atuação

Se você está por aqui, as Artes Cênicas fazem parte do seu sonho de carreira profissional. Por isso, trouxemos tudo […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!