(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

2 técnicas para melhorar sua interpretação de texto

20 de abril de 2022Categoria: Educação

Está difícil ler o enunciado de uma questão e não conseguir entender logo de cara? Leu, releu e, mesmo assim, ainda ficou com dúvidas? Para te ajudar, reunimos duas técnicas que vai melhorar (e muito) sua interpretação de texto. Vamos lá? Continue lendo!

Tenha sempre um dicionário por perto

Sabe aquele velho (mas tão importante) dicionário? Sim, esse livro extenso, volumoso e repleto de palavras e significados, te trará um vocabulário excelente. A primeira etapa para interpretar corretamente texto, é a pré-compreensão – toda leitura que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. Ou seja, na hora do simulado, viu uma palavra que você não conhece? Anote no bloco de notas e, em seguida, vá ao dicionário e marque seu significado ao lado. Com o tempo, você nem precisará mais dele!

Reserve um tempo do seu dia para ler devagar

A outra técnica irá te ajudar na falta de concentração. Os amantes do “slow-reading”, ou leitura lenta em tradução livre, apontam que é recomendável reservar de 30 a 45 minutos do seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. Dessa forma, seu cérebro poderá recuperar a capacidade de fazer a leitura linear – método que vem sendo esquecido na era digital.

Aliás, as vantagens da leitura lenta são inúmeras, ela pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a concentração e, ainda, te ajudará na redação.

 

Gostou das nossas dicas? Continue navegando no blog e acesse mais conteúdos!

 

Veja também

06 de outubro de 2021

Saiba como montar grupo de estudos na faculdade

Já falamos por aqui a importância de formar grupos de estudos durante a graduação. Além de facilitar a sua rotina […]

Leia mais
17 de fevereiro de 2021

5 motivos para você fazer graduação

Realizar ou não uma faculdade? Essa dúvida é muito pertinente entre os jovens hoje em dia. No entanto, crescemos em uma […]

Leia mais
20 de outubro de 2021

Poetas brasileiros que marcaram gerações

A literatura brasileira é uma verdadeira expressão artística repleta de memoráveis escritores. Ela reúne diversos poetas e poetisas que tiveram […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!