(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Dicas práticas para melhorar a concentração nos estudos

15 de dezembro de 2021Categoria: Novidades

Com tantas atividades para fazer ao longo de um dia, não é difícil perder a concentração nas que realmente importam. Quantas vezes, ao tentar focar nos estudos, você se pegou sendo distraído por uma notificação no celular? Ou, ao pesquisar algo importante, acabou abrindo um link ou propaganda aleatória que despertou sua curiosidade e pronto – lá se foram minutos perdidos vendo bobagens na internet.

Hoje trazemos para vocês, caros estudantes, algumas dicas práticas para conseguir manter a concentração em uma única tarefa por vez. Olha só:

1) Elimine as distrações do ambiente
Antes de mais nada, você precisa manter seu espaço de estudos o mais livre de distrações possível. Desligue ou silencie o celular e demais aparelhos eletrônicos que não for usar. Os que forem realmente necessários, devem ser estritamente usados para os fins de pesquisa, leitura e demais atividades ligadas somente ao assunto a ser estudado.

2) Livre-se de ruídos externos
Sabemos que, com a pandemia e toda a família dentro de casa, conseguir um total silêncio tornou-se bastante complicado. Uma dica interessante é colocar uma música relaxante nos fones de ouvido, de preferência sem letra ou que você não conheça. Dessa forma, você elimina as conversas do lado de fora e não corre o risco de perder o foco cantarolando.

3) Faça algumas pausas
Primeiro, você precisa ter um cronograma de estudos bem estabelecido; com isso, você pode programar pequenas pausas (de poucos minutos) para dar uma olhadinha nas redes sociais entre uma matéria e outra, fazer um lanche, dar uma caminhada, etc. Assim, depois de algumas horas estudadas, você ganha o direito de relaxar seu cérebro por alguns minutos.

4) Boa alimentação e sono
Nosso corpo precisa de boas fontes de energia e descanso para conseguir funcionar corretamente ao longo do dia, e isso inclui nossa capacidade de concentração. Portanto, certifique-se de manter uma dieta balanceada, dormir ao menos 8h por noite e beber bastante água.

Fast Asleep Black Man Sleeping Embracing Pillow Resting In Bed At Home, Lying Near Remote Control Tired After Bingewatching TV Shows At Night. Rest, Napping And Recreation Concept.

5) Faça anotações e resumos
O ato de simplesmente ler não é sinônimo de absorção de conteúdo mas, se você tiver o costume de colocar no papel (de preferência) anotações sobre o que entendeu das matérias, pode ter certeza que seu cérebro irá processar muito melhor as informações. Além, é claro, de que o ato de formular as frases te obriga a focar no que está escrevendo.

Coloque essas dicas simples em prática e veja seus resultados melhorarem!

Veja também

07 de abril de 2021

Vestibular: blogs que te ajudam no estudo

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs podem ser grandes aliados na hora de tirar dúvidas e uma ajuda […]

Leia mais
24 de novembro de 2021

Saiba como lidar com a ansiedade do resultado do vestibular

O resultado do vestibular tende a gerar expectativas em jovens que estudaram ao longo do ano para conquistar uma vaga […]

Leia mais
20 de abril de 2023

Confira 5 dicas de expert para ser mais produtivo nos estudos em 2023

Texto por Redação Paideia Especialista da escola online Mentorama traz inspirações para tirar seus objetivos do papel e ainda praticar […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!