(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Metas do Vestibular: como tirar do papel os objetivos de 2021?

03 de fevereiro de 2021Categoria: Educação

Passar no vestibular é uma tarefa um tanto desafiadora, em que é preciso ter muito esforço, concentração e dedicação. Dessa forma, o estudante precisa se planejar para conquistar a tão sonhada bolsa de estudos.

Se você deseja passar no vestibular em 2021, é importante que haja planejamento, foco e preparo. Siga a leitura desse post para saber como se organizar!

 

Como definir minhas metas para o futuro e o vestibular?

Definir as prioridades para o futuro é um passo importante na vida de alguém. E isso deve ser pensado com muito cuidado e cautela, planejados de forma ideal para que não haja remorso.

Faça algumas perguntas para si mesmo, e defina suas metas:

– O que eu quero estudar?

– Como vou me preparar para as provas?

– Quando devo dar os primeiros passos?

– Por que me formar nessa área?

É importante definir o que você pretende fazer e, em seguida, como você irá fazer isso. No caso do vestibular, você precisa fazer isso estudando, para ter bons resultados nas provas.

Determinar metas para o vestibular é imprescindível, já que são elas que vão direcionar o seu planejamento de estudos e o seu foco para as faculdades. Confira algumas dicas:

Escolha o curso

Antes de qualquer decisão, é importante que você tenha em mente qual o curso que mais lhe interessa, já que as notas de corte para cada área são diferentes e isso pode afetar seus estudos.

Existem diversas maneiras para descobrir o que mais te agrada, você pode começar pesquisando sobre os ramos que você tem atração, conversando com amigos, parentes e alunos daquele curso para que te expliquem como a área funciona de fato, ou faça um teste de aptidão como muitos que existem na internet.

É importante que você pesquise o maior número de informações sobre o curso para que não haja possíveis surpresas ao longo do curso que te façam desistir no meio do caminho.

 

Escolha a universidade

A escolha da universidade é o estopim que te levará a estudar mais. A vontade em estar estudando ali, é o que fará com que você tenha sucesso na prova. Vale lembrar que a grade curricular muda de uma para a outra faculdade, por isso, é importante que você escolha aquela que mais se adequa com os seus objetivos.

É legal que você também conheça as dependências físicas do lugar e suas estruturas de laboratórios, bibliotecas e todas as salas que farão parte do seu curso, para verificar se a qualidade corresponde às suas expectativas. E, no mais, consulte o valor de mensalidades, qualidade de material de apoio e tudo o que a faculdade oferece.

Como tirar os objetivos do papel?

Elabore um planejamento de acordo com as metas

Se seu objetivo é passar no vestibular de Artes Cênicas da Unipinhal, por exemplo, sua prova vai exigir que você saiba mais sobre esse assunto. Por isso, em seu planejamento, essa disciplina deve ser priorizada.

Ou seja, se concentre no curso que você deseja fazer, e coloque-o em seu planejamento, priorizando matérias que tenham a ver com o assunto.

 

Defina o que estudar

De acordo com suas metas, você precisará ter um foco, afinal, são muitas as disciplinas que caem em uma prova de vestibular. Nesse momento, você precisa dar preferência para matérias que têm peso mais alto e para aquelas que você não tem muito conhecimento.

Nossa dica é que você enumere as disciplinas e veja quais são as que você mais entende, quais possui mais dificuldade e quais são as mais importantes e, a partir daí, crie um cronograma de estudos semanal.

 

Refaça provas antigas

Uma boa maneira de tirar a vontade de cursar uma graduação do papel, é refazendo provas antigas da universidade que você pretende prestar o vestibular. Assim, você conhece o que geralmente cai nas questões e a forma como elas são apresentadas.

Ou seja, reserve um tempo no seu cronograma de estudos e simule a aplicação da prova, como se fosse no dia do exame. Controle e administre o tempo para que você consiga responder o maior número de questões e em menor tempo.

 

Realize revisões

Com ajuda de professores e colegas, faça revisões com certa regularidade para uma maior garantia de que não vai se esquecer do assunto.

Nossa dica é que, semanalmente, se possível, você revise os conteúdos de forma a entender o assunto, para que fique na sua memória e você possa aplicar na prova.

 

É isso! Fazer um vestibular pode não ser uma tarefa fácil, mas a conquista da aprovação, é um momento que você não esquecerá tão cedo.

Veja também

05 de outubro de 2022

Dalton Paula e Joseca Yanomami inauguram exposições no MASP

Texto por: Redação MASP   Com a inauguração de duas mostras individuais dos artista Dalton Paula e Joseca Yanomami, o […]

Leia mais
03 de fevereiro de 2022

5 Datas comemorativas importantes de fevereiro

Para começar o mês com muito conhecimento (do jeito que a gente gosta), reunimos algumas informações sobre datas relevantes de […]

Leia mais
13 de janeiro de 2021

4 dicas para se ter boas notas

Separamos quatro dicas do porquê se ter boas notas boas durante o estudo. Elas devem ser sua ferramenta de medição […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!