(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

6 dicas úteis para montar um cronograma de estudos perfeito para os vestibulares de meio de ano

06 de abril de 2022Categoria: Educação

O vestibular exige muita disciplina de estudos. E, com um planejamento mais assertivo, equilibrado e alinhado com o perfil de cada um, a tarefa de estudar pode se tornar mais fácil. Por essa razão, trouxemos hoje no blog 6 dicas úteis para montar um cronograma de estudos perfeito para os vestibulares que acontecerão no meio do ano. Vamos conferir? Continue lendo!

 

  1. Agenda de estudos

Todo estudante deve ter uma agenda de estudos física ou virtual, onde as atividades do dia estejam listadas com horário programado. Esse calendário é o que dará sustentação ao vestibulando, para que realize todas as tarefas, leituras e atividades, sem se perder e de melhor forma.

 

  1. Mantenha os pés no chão

Para que o cronograma de estudos funcione da forma correta, é imprescindível que ele esteja de acordo com sua realidade. De nada adianta criar ideias mirabolantes, resolver centenas de exercícios, ler milhares de textos ou passar 12 horas seguidas estudando, se você não tem esse tempo na rotina. Analise com sinceridade quantas horas do seu dia você quer e pode se dedicar aos estudos – mantendo os pés no chão.

  1. Redação

Como já comentamos por aqui, e até demos dicas infalíveis para escrever uma boa redação, os textos são a alma do vestibular. Essa é uma das etapas mais importantes e temidas da prova, por isso, o cronograma deve contar com espaços para a produção periódica de textos.

 

  1. Simulados

As provas do vestibular testam, além do conhecimento, a forma como o vestibulando consegue lidar com a adversidade, com a pressão e com o tempo – características importantes, que farão parte da carreira profissional de qualquer área.

 

Por essa razão, realizar simulados, com provas antigas de vestibulares que já aconteceram, faz toda a diferença na preparação para qualquer exame. Nossa dica final é que você cronometre três minutos para cada questão e, depois, olhar os erros e checar se foram cometidos por ansiedade, falta de controle de tempo, distração ou falta de conhecimento.

 

Gostou das dicas? Toda semana voltamos com diversos conteúdos para vocês. Continue navegando pelo nosso site e se surpreenda!

Veja também

04 de maio de 2022

3 escritores brasileiros da atualidade para você conhecer

Esse é o mês da literatura brasileira e, por essa razão, falaremos dos novos escritores, os quais têm nos presenteado […]

Leia mais
22 de dezembro de 2021

Por que fazer atividades físicas melhora o cérebro?

Não é de hoje que ouvimos falar a respeito dos benefícios da prática de atividades físicas para o nosso bem-estar. […]

Leia mais
16 de junho de 2021

3 podcasts que vão te ajudar a ampliar seu repertório cultural para ir bem na redação do vestibular

Para ir bem na redação é preciso estudar, ler e escrever muito. Mas também existe uma maneira interessante de fazer […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!