(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Não estou gostando do meu curso, e agora?

31 de março de 2022Categoria: Educação

Muitas expectativas são criadas quando escolhemos um curso de graduação, afinal, a ideia é que aquilo se torne nossa profissão pelo resto da vida.

No entanto, por mais que pesquisas sejam feitas e o mercado de trabalho seja estudado ao escolher o curso, é comum que acabemos nos decepcionando com algum ponto. E isso pode acontecer em qualquer etapa da faculdade, independente se você acabou de começar ou já está nos anos finais.

Nosso papo hoje é sobre a desistência e/ou troca de cursos, e já adiantamos que não há problema algum nisso.

Antes de mais nada, identifique o nível e os motivos do seu desinteresse: caso você não se veja exercendo essa profissão, esteja faltando muito às aulas, viva estressado quando o assunto é faculdade, só esteja fazendo o curso para agradar à família, oura área têm chamado mais sua atenção ou o curso não esteja sendo como o esperado, talvez seja cabível considerar uma mudança.

Algumas pessoas costumam se guiar conforme o estágio em que estão no curso, para ver se vale a pena considerar a desistência/troca de maneiras diferentes. Por exemplo, se você está no primeiro ano, ainda investiu pouco tempo e dinheiro, o que pode dar mais segurança para sair.

Do terceiro ano em diante, aqui já houve um alto investimento de tempo e dinheiro por parte do aluno insatisfeito, o que acaba pesando mais na decisão de desistir. É comum, nesses casos, concluir o curso e buscar uma pós-graduação que abra novas possibilidades aproveitando o conhecimento já adquirido.

Independente disso, a escolha por trocar de curso é muito particular e, caso realmente seja algo que você não quer mais usar em sua vida, talvez seja melhor parar de uma vez. O importante é levar em conta os pontos citados, os motivos da vontade de desistir, fazer uma avaliação de prós e contras e tomar uma decisão, acima de tudo, com calma e de maneira estratégica.

Veja também

01 de dezembro de 2021

Guia rápido de profissões: área de Biológicas

1. Medicina Médicos são pessoas especialistas no estudo do corpo humano e suas funcionalidades, doenças, diagnósticos, tratamentos, etc., podendo se […]

Leia mais
20 de janeiro de 2021

História, uma carreira de sucesso

Se você gosta de História, saiba que essa carreira pode ser bastante promissora. Contudo, é interessante começar o quanto antes […]

Leia mais
15 de setembro de 2021

15 sites que oferecem cursos online e gratuitos com certificado

Que tal aproveitar mais do seu dia, realizando cursos? Trouxemos 15 sites que oferecem didáticas online e gratuitas com certificados […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!