Muitas expectativas são criadas quando escolhemos um curso de graduação, afinal, a ideia é que aquilo se torne nossa profissão pelo resto da vida.
No entanto, por mais que pesquisas sejam feitas e o mercado de trabalho seja estudado ao escolher o curso, é comum que acabemos nos decepcionando com algum ponto. E isso pode acontecer em qualquer etapa da faculdade, independente se você acabou de começar ou já está nos anos finais.
Nosso papo hoje é sobre a desistência e/ou troca de cursos, e já adiantamos que não há problema algum nisso.
Antes de mais nada, identifique o nível e os motivos do seu desinteresse: caso você não se veja exercendo essa profissão, esteja faltando muito às aulas, viva estressado quando o assunto é faculdade, só esteja fazendo o curso para agradar à família, oura área têm chamado mais sua atenção ou o curso não esteja sendo como o esperado, talvez seja cabível considerar uma mudança.
Algumas pessoas costumam se guiar conforme o estágio em que estão no curso, para ver se vale a pena considerar a desistência/troca de maneiras diferentes. Por exemplo, se você está no primeiro ano, ainda investiu pouco tempo e dinheiro, o que pode dar mais segurança para sair.
Do terceiro ano em diante, aqui já houve um alto investimento de tempo e dinheiro por parte do aluno insatisfeito, o que acaba pesando mais na decisão de desistir. É comum, nesses casos, concluir o curso e buscar uma pós-graduação que abra novas possibilidades aproveitando o conhecimento já adquirido.
Independente disso, a escolha por trocar de curso é muito particular e, caso realmente seja algo que você não quer mais usar em sua vida, talvez seja melhor parar de uma vez. O importante é levar em conta os pontos citados, os motivos da vontade de desistir, fazer uma avaliação de prós e contras e tomar uma decisão, acima de tudo, com calma e de maneira estratégica.
Não existe uma fórmula de estudos pronta e que dê certo para todo mundo. O que existe é disposição, dedicação […]
Está difícil ler o enunciado de uma questão e não conseguir entender logo de cara? Leu, releu e, mesmo assim, […]
O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand tem o prazer de anunciar a programação de 2023, que traz […]