(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Inspirações para criar um currículo impecável

10 de março de 2021Categoria: Educação

Atualmente, ter um bom currículo é essencial para conseguir aquela vaga que tanto deseja. Afinal, desenvolver uma boa apresentação pessoal é um dos primeiros passos para encontrar um emprego. Erros de ortografia, fontes extravagantes, falta de informações e fotos nada profissionais são apenas alguns dos detalhes que podem interferir na escolha do recrutador.

Você nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção de emprego pela aparência e pelo excesso ou falta de informações apresentadas. Ter experiência é importante, mas não saber como apresenta-las pode colocar tudo a perder. Como um cartão de visitas, o currículo define a imagem do candidato. Por isso, nesse post, reunimos inspirações e dicas para montar um currículo que vai te ajudar na busca pelo emprego. Confira!

Seja objetivo

Claro que, currículo ideal, não existe. Cada recrutador vai olhar de forma diferente para o que estiver em mãos. Mas o segredo é conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar. Ao organizar as informações, facilite o trabalho de leitura e de interpretação do avaliador. E jamais minta no CV, isso pode te pegar de surpresa mais tarde!

Não encha sua apresentação com todos os tipos de dados pessoais. Nesse momento, o empregador não necessita saber seu RG, CPF e muito menos o nome dos seus pais. Você pode optar por colocar:

– Nome completo

– E-mail

– Telefone de contato e whatsapp

– Endereço do seu perfil nas redes profissionais como o LinkedIn (se houver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais

– Cidade onde mora

– Idade ou data de nascimento

Descreva sua formação

Descreva de forma objetiva, seus cursos de graduação e pós-graduação. Aposte nos seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo:

– Modalidade do curso

– Título do curso

– Instituição

– Local do curso

– Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

Veja como fazer:

– Pós-graduação em Artes Cênicas – UniPinhal (Espírito Santo do Pinhal) – 2021 (em curso).

– Graduação em Pedagogia – UniPinhal (Espírito Santo do Pinhal) – 2017 – 2020 (concluído).

Resuma suas qualificações

Em poucas palavras, faça um resumo das suas principais qualificações. Esse é o momento para você descrever as áreas de atuação e seu papel em cada uma delas. Exemplo:

– Conteúdo mídias sociais: produção de textos, interação com o público nas redes sociais, gerenciamento de crises, encaminhamento de solicitações.

– Marketing Digital: experiência e certificado Google, definição de campanhas, planejamento de custos.

Evite colocar uma lista muito grande de qualificações. Escolha apenas aquelas que têm mais a ver com a empresa que você está concorrendo à vaga.

Aposte na experiência profissional

Aqui é uma das partes mais importantes de um currículo. Nessa etapa, você deve contar suas experiências mais atuais e relevantes. Resuma a sua carreira profissional da mais recente à antiga.

A ordem deve ser assim:

– Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou

– Período em que trabalhou nessa empresa (ou se ainda está nela)

– Brevíssima descrição da empresa

– Último cargo ocupado ou função realizada

– Descrição das suas atividades nessa empresa

Exemplo:

Editora Digital Ltda. (2016-2020)

Empresa especializada na produção e execução de livros e e-books para o mercado online.

Cargo: Editor

Atividades:

– Edição de textos dos mais variados tipos;

– Criação de textos para e-book digital e online;

– Definição do formato e adaptação dos textos para os diferentes tipos de mídia e clientes.

Diferentes cursos e atividades

Se você possui cursos técnicos, experiências internacionais ou atividades em eventos que possam turbinar as chances de ganhar a vaga, de acordo com o segmento da empresa, liste-as no fim do currículo. Coloque o título, a instituição, o local e a data.

 Evite recursos gráficos

Não utilize recursos gráficos para decorar o currículo. Bordas, elementos florais ou fontes diferentes não serão bem vistos pelo avaliador. Seja simples.

Não ponha fotos no currículo, a menos que seja exigido pela empresa. Se houver a necessidade, aposte em uma foto simples em que você pareça natural e simpático. Evite selfies, fotos em trajes de banho, em viagens ou festas.

Quanto mais simples, melhor

Os incríveis currículos são aqueles que transmitem a simplicidade e personalidade do entrevistado. Currículos imensos, cheios de palavras difíceis e informações desnecessárias não impressionam, e podem ser deixados de lado. Seja prático e objetivo! Boa sorte!

 

Veja também

31 de março de 2022

Não estou gostando do meu curso, e agora?

Muitas expectativas são criadas quando escolhemos um curso de graduação, afinal, a ideia é que aquilo se torne nossa profissão […]

Leia mais
07 de abril de 2021

Vestibular: blogs que te ajudam no estudo

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs podem ser grandes aliados na hora de tirar dúvidas e uma ajuda […]

Leia mais
05 de maio de 2023

MASP Escola apresenta quatro cursos de História da Arte online

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, entre março e julho de 2023, quatro cursos online de Histórias da […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!