(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Dicas para montar um cronograma de estudos

03 de março de 2021Categoria: Educação

Um cronograma de estudos é uma ferramenta de grande ajuda para quem tem muito a estudar, dentro de uma rotina apertada e repleta de afazeres. Você já sentiu a sensação de que, por mais que estudasse muito, não consegue ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado? Isso ocorre na maioria das vezes pelo aluno achar que deve estudar absolutamente todas as matérias em todos os dias, de uma só vez. É preciso ter foco e ser organizado, planejando a rotina de estudos de modo que seja possível conciliar tudo. Confira algumas dicas para montar um cronograma bem definido, para otimizar o tempo e aprimorar o aprendizado!

Conheça sua rotina

O cronograma precisa ser desenvolvido seguindo a sua rotina do dia a dia; de nada adianta montar um planejamento com base no tempo que você não tem. Comece analisando sua rotina e pense em quais horários já estão preenchidos com atividades como aulas, cursos, trabalho, refeições e lazer, por exemplo. A partir daí, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Inclua no seu planejamento tarefas fixas do seu dia e em quais horários elas são desempenhadas. Anote também, os momentos exclusivos para se concentrar e focar nos estudos. Vale lembrar que imprevistos acontecem, por isso, reserve algum tempo livre na agenda para a margem de erro, caso o cronograma não saia exatamente como o imaginado.

Selecione matérias mais importantes

Para que seu cronograma seja eficiente, separe as matérias por período. Desenvolva uma lista com todos os conteúdos que precisam ser estudados e divida-os por temas. Inclua-os em seu cronograma, nos horários definidos por você para estudar.

Aprofunde sobre as disciplinas. Estabeleça um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes, ler o capítulo completo do livro. É importante especificar horários para cada atividade, como o estudo, anotação, exercícios, aprofundamento ou revisão.

Estabeleça metas de estudo

Um cronograma bem estruturado é fundamental para a qualidade da realização dos estudos. Estabelecer metas é essencial para manter a rotina e, também, para evitar distrações e situações que tiram o seu foco. É importante definir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Crie um ambiente de estudos

Por fim, para ter melhor produtividade, é preciso organizar não só a rotina, como também o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Nada de ler, fazer resumos e anotações cada dia em um lugar diferente! Deixe o sofá e a cama de lado e aposte em um cantinho fixo para estudar, onde estarão todos os matérias necessários para te ajudar como livros, apostilas, blocos de anotações, cadernos, resumos anteriores, canetas e um computador ou notebook se possível. É essencial que o local seja arejado, tenha boa iluminação, esteja ordenado e limpo.

A disciplina é uma qualidade que devemos levar para toda a vida, principalmente profissional. Então, se o seu objetivo é ser um profissional de sucesso, ser disciplinado é o primeiro passo, tão importante quanto a graduação.

Veja também

29 de dezembro de 2021

Guia rápido de profissões: área de Humanas

1. Administração O administrador trabalha com o planejamento, organização e gestão geral de uma empresa, incluindo o controle de colaboradores […]

Leia mais
24 de março de 2022

Personagem histórica: Ada Lovelace

Hoje vamos falar de (mais) uma mulher genial, que ajudou a abrir os caminhos de sua área de atuação para […]

Leia mais
26 de janeiro de 2022

Ansiedade pré-vestibular: dicas para desenvolver a calma

Sabemos que a rotina do estudante não é nada fácil: além da dedicação à escola e/ou cursinho, muitos ainda trabalham […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!