(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Dicas para montar um cronograma de estudos

03 de março de 2021Categoria: Educação

Um cronograma de estudos é uma ferramenta de grande ajuda para quem tem muito a estudar, dentro de uma rotina apertada e repleta de afazeres. Você já sentiu a sensação de que, por mais que estudasse muito, não consegue ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado? Isso ocorre na maioria das vezes pelo aluno achar que deve estudar absolutamente todas as matérias em todos os dias, de uma só vez. É preciso ter foco e ser organizado, planejando a rotina de estudos de modo que seja possível conciliar tudo. Confira algumas dicas para montar um cronograma bem definido, para otimizar o tempo e aprimorar o aprendizado!

Conheça sua rotina

O cronograma precisa ser desenvolvido seguindo a sua rotina do dia a dia; de nada adianta montar um planejamento com base no tempo que você não tem. Comece analisando sua rotina e pense em quais horários já estão preenchidos com atividades como aulas, cursos, trabalho, refeições e lazer, por exemplo. A partir daí, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Inclua no seu planejamento tarefas fixas do seu dia e em quais horários elas são desempenhadas. Anote também, os momentos exclusivos para se concentrar e focar nos estudos. Vale lembrar que imprevistos acontecem, por isso, reserve algum tempo livre na agenda para a margem de erro, caso o cronograma não saia exatamente como o imaginado.

Selecione matérias mais importantes

Para que seu cronograma seja eficiente, separe as matérias por período. Desenvolva uma lista com todos os conteúdos que precisam ser estudados e divida-os por temas. Inclua-os em seu cronograma, nos horários definidos por você para estudar.

Aprofunde sobre as disciplinas. Estabeleça um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes, ler o capítulo completo do livro. É importante especificar horários para cada atividade, como o estudo, anotação, exercícios, aprofundamento ou revisão.

Estabeleça metas de estudo

Um cronograma bem estruturado é fundamental para a qualidade da realização dos estudos. Estabelecer metas é essencial para manter a rotina e, também, para evitar distrações e situações que tiram o seu foco. É importante definir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Crie um ambiente de estudos

Por fim, para ter melhor produtividade, é preciso organizar não só a rotina, como também o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Nada de ler, fazer resumos e anotações cada dia em um lugar diferente! Deixe o sofá e a cama de lado e aposte em um cantinho fixo para estudar, onde estarão todos os matérias necessários para te ajudar como livros, apostilas, blocos de anotações, cadernos, resumos anteriores, canetas e um computador ou notebook se possível. É essencial que o local seja arejado, tenha boa iluminação, esteja ordenado e limpo.

A disciplina é uma qualidade que devemos levar para toda a vida, principalmente profissional. Então, se o seu objetivo é ser um profissional de sucesso, ser disciplinado é o primeiro passo, tão importante quanto a graduação.

Veja também

08 de setembro de 2021

4 livros incríveis para conhecer Graciliano Ramos

Graciliano Ramos (1892 – 1953) foi um grande escritor brasileiro da época do Modernismo, sendo o romance “Vidas Secas”, sua […]

Leia mais
13 de janeiro de 2021

4 dicas para se ter boas notas

Separamos quatro dicas do porquê se ter boas notas boas durante o estudo. Elas devem ser sua ferramenta de medição […]

Leia mais
18 de agosto de 2021

10 perguntas que irão te ajudar na escolha do curso

Seja pelas inúmeras opções ou pelas dúvidas que cercam a escolha, é normal se sentir perdido nesse momento da escolha […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!