(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Truques para se tornar um leitor voraz

24 de fevereiro de 2021Categoria: Educação

Quantos livros você já leu até agora? Mesmo sabendo da importância da leitura, este hábito costuma ser deixado de lado e esquecido da rotina diária. Saiba que a leitura é a base de toda a educação, e uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ler, ajuda no aumento do conhecimento, fortalece sua gramática além de melhorar seu vocabulário. Confira alguns truques para se tornar um leitor mais voraz!

 

Comece por temas que despertem seu interesse

Muita gente desenvolve aquela ideia de que ler é “chato” por conta das obrigações do dia a dia, isso por que, muitas vezes, temos livros, conteúdos e textos que não nos interessam. Para começar a despertar o prazer pela leitura, não se preocupe se o livro é um clássico ou um best-seller, apenas procure assuntos e temáticas que chamem a sua atenção: romance, distopia, ficção científica, terror, suspense, dramas e tantos outros que existem por aí! Com o tempo, quando se tornar um leitor mais experiente, você vai acabar ampliando seu leque de livros naturalmente e, quem sabe, fazer uma coleção numa estante!

Pratique a leitura

Para começar, você obviamente precisa ler. Não espere ficar algum tempo sem praticar e, de repente, desejar ler um livro de 800 páginas em uma semana. Para ser um leitor voraz, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Não espere ter um tempinho para ler, isso dificilmente acontecerá, uma vez que priorizamos nosso tempo extra com atividades de lazer. Priorize suas leituras e aproveite a hora do almoço para adiantá-la.

Crie pequenas metas diárias

Ler um livro todo em três dias? Você até pode conseguir, mas o fato é que a desistência será uma armadilha. Metas muito ambiciosas podem acabar desanimando, por isso, divida um objetivo em pequenas tarefas. Por exemplo, “ler 10 livros no ano” pode soar assustador para quem não lê a algum tempo, mas, “ler pelo menos um capítulo por dia”, pode ser uma atividade bem mais fácil e prazerosa.

Inspire-se a ir além

Se você, ainda sim, está desmotivado, comece lendo algo que você admira ou sobre algum assunto que você gosta muito. Depois de iniciar essas pequenas leituras, não espere que elas terminem para determinar o próximo livro, estabeleça sua meta seguinte.

Não leia com velocidade

Ler um livro não é apostar corrida! Não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Determine uma forma que faça você ler, e entender o que está sendo falado sobre a história, mas que não seja lento ao passo que te desmotive. Crie um vínculo com os personagens e a história!

 

Veja também

15 de outubro de 2021

Dia do professor: conheça 5 famosos que já se dedicaram à essa profissão

Oficializada em 1963 pelo decreto federal nº 52.682, a data do dia 15 de outubro celebra àqueles que são os […]

Leia mais
13 de fevereiro de 2023

A importância do Rádio no Brasil e como ele cai no vestibular

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rádio, uma data importante para a discussão da importância da mídia no Brasil […]

Leia mais
02 de junho de 2023

Conheça os 3 gêneros literários que caem no Enem e vestibular

Que a Literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do nosso caráter e na sociedade de forma geral, todos nós […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!