(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Vestibular: blogs que te ajudam no estudo

07 de abril de 2021Categoria: Educação

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs podem ser grandes aliados na hora de tirar dúvidas e uma ajuda extra no estudo, principalmente neste momento em que os vestibulandos estão cada vez mais conectados ao mundo virtual.

Para você se inspirar e organizar seus conteúdos, preparamos uma lista com blogs especializados para você acompanhar. A lista é dividida por matérias. Basta seguir a que mais te interessar!

História

O blog Café História é extremamente atual e necessário, fazendo um interessante paralelo entre o passado e o presente. Nele, contém notícias, artigos, bibliografia e entrevistas que contam e explicam as histórias do mundo, publicados semanalmente. É feito por Bruno Leal, Ana Paula Tavares e Thaís Pio Marques – editor-chefe, sub-editora e estagiária voluntária, respectivamente – e trazem temas importantes como a Guerra Civil Americana e a História da imprensa no campo de batalha.

Você conhece o excêntrico Marquês de Anglesey? E a trajetória das tecnologias educacionais? Você sabe quem foi o viking mais poderoso de todos os tempos? No Históriablog  todas essas informações históricas e muitas outras podem ser encontradas. Feito pelo Paulo Alexandre Filho, professor da rede pública estadual de Pernambuco, o blog sempre traz textos interessantes sobre diferentes épocas e lugares.

 

Português, Gramática e Literatura

Para os amantes (ou apenas estudantes!) da nossa língua, Andréa Motta se propõe a discutir diferentes questões da língua portuguesa, como linguística, morfologia e ortografia em seu blog Conversa de Português.  A literatura também se faz presente, com postagens sobre as épocas literárias e autores.

Já aos interessados em dicas práticas de gramática, o Blog do Gramaticando  traz postagens que explicam algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da matéria. Feito pelo Vinícius Figueiredo, também é possível encontrar no site, além da gramática, conteúdos literários super interessantes.

 

Redação

E já que estamos falando sobre a língua portuguesa, a redação é um dos itens que mais assusta os vestibulandos. Não saber o que escrever, ou dar branco sobre as regras da escrita e até não entender direito a proposta são alguns dos receios de quem vai prestar o vestibular. São várias etapas para a construção de um bom texto e, para preparar os alunos durante todo o ano, o blog Redação Online  contém dicas para a escrita, além de temas que podem cair na prova.

 

Inglês

No blog Inglês com James o estudante encontra dicas práticas de inglês, literatura e gramática, além de informações sobre a língua inglesa. Vale a pena conferir!

Física

Você acha física complicado? No blog Os Fundamentos da física  você acessa ótimos conteúdos como Calorimetria ou Estática do ponto material, desenvolvido pelo professor Nicolau Ferraro, de forma fácil e didática.

Agora, se você acha física uma matéria abstrata, experimente entrar no blog Física na veia  que traz situações reais para estudar a matéria, como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) ou o dia em que o homem foi à Lua. Desenvolvido pelo professor Dulcidio Braz Jr, os textos são de fácil entendimento e o vestibulando pode conferir os conceitos de aula aplicados na prática.

 

Biologia

O blog Biologia Total contém curiosidades e fatos interessantes sobre o mundo da biologia. Os leitores podem conferir textos atuais e dicas da matéria para o vestibular. Todo o trabalho é feito pelo professor Paulo Jubilut.

Já o blog Eu não entendo Biologia  feito pelo professor Fabiano Reis com a colaboração de outros professores e alunos, é repleto de textos, vídeos, simulados, exercícios e aulas práticas. Há ainda, um espaço dedicado para baixar músicas que se aprende no cursinho para decorar assuntos mais complicados. Vale a pena conferir!

 

Matemática

Para assuntos numéricos, o Blog do Ferretto  traz vários exercícios, temas e conteúdos para todos os níveis, além de dicas e curiosidades do universo dos cálculos.

 

Geografia

Para os interessados em geografia o blog Geografia no Vestibular  tem ótimos posts sobre as relações entre os países, com dados históricos e análises de fatores. Além disso, o blog traz dicas sobre o tema e dados que servem para fazer uma boa análise.

 

Agora que você já tem os blogs com conteúdos atuais e interessantes, acesse nossas dicas para montar um cronograma de estudos  e acerte em cheio no vestibular!

Veja também

26 de janeiro de 2022

Ansiedade pré-vestibular: dicas para desenvolver a calma

Sabemos que a rotina do estudante não é nada fácil: além da dedicação à escola e/ou cursinho, muitos ainda trabalham […]

Leia mais
22 de setembro de 2021

Se prepare para o primeiro dia de vestibular com nossas dicas

Claro que estudar e dominar fórmulas, contextos históricos e regras gramaticais, garantem bons resultados no vestibular. Entretanto, além do estudo, […]

Leia mais
22 de outubro de 2020

Rotina de estudos em cinco passos

Não existe uma fórmula de estudos pronta e que dê certo para todo mundo. O que existe é disposição, dedicação […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!