O período que antecede as provas do vestibular pode ser extremamente estressante para os estudantes, já que muitos têm uma expectativa alta em relação à aprovação. No entanto, é fundamental que você saiba conciliar os estudos com a sua saúde mental, dado que, a falta de cuidados com sua mente pode ocasionar diversos problemas, incluindo a diminuição do próprio desempenho nas provas.
Trouxemos algumas dicas para você conciliar o vestibular com a sua saúde mental. Continue lendo para entender!
Seja organizado
Já falamos inúmeras vezes por aqui, que a organização é o principal fator para o estudante ir bem em qualquer tipo de prova. Ela é mais importante ainda para garantir a preservação da saúde nos períodos pré-vestibular, uma vez que, se você estiver organizado, conseguirá atingir todas as suas metas de estudo e revisar suas matérias com qualidade.
Evite comparações
Outra dica que também já trouxemos aqui no blog é evitar se comparar aos seus colegas. Você é uma pessoa única, estudou da sua maneira e fará a prova da forma como se organizou. Não compare os seus estudos em função daquilo que está sendo feito por outros estudantes.
Esteja descansado
Não esqueça que o descanso é importante para manter a saúde mental em dia. Sem a devida descontração, a sua mente poderá ser prejudicada e seu desempenho nas provas não será tão bom quanto poderia ser!
Flexibilize seus estudos
Apesar do cronograma de estudos, nem sempre é fácil seguir todas as metas existentes. Por isso se tranquilize: tudo bem não conseguir estudar todos os tópicos que havia planejado, em algum outro momento você conseguirá.
Flexibilizar os estudos não quer dizer deixar de estudar ou estudar menos, pelo contrário, é entender que nem sempre é possível cumprir com tudo aquilo que havia sido planejado e que não há problema nenhum nisso.
Bom, agora cuide de sua saúde mental e vá bem nas provas!
Não existe uma fórmula de estudos pronta e que dê certo para todo mundo. O que existe é disposição, dedicação […]
Quantos livros você já leu até agora? Mesmo sabendo da importância da leitura, este hábito costuma ser deixado de lado […]
A história do mundo é narrada por profissionais que se dedicam a estudar o homem desde a época mais remota […]