Se está com dificuldades para estudar, fique tranquilo, trouxemos uma lista com os melhores livros vão te ajudar a aplicar técnicas de estudo e criar uma rotina saudável para um aprendizado efetivo. Quer saber mais? Continue lendo:
Você Sabe Estudar? – Cláudio de Moura Castro
Cláudio é economista, mestre pela Universidade de Yale e doutor pela Vanderbilt University. Nessa obra, ele apresenta técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura.
O autor vasculha o funcionamento da mente humana para ensinar o leitor a usar a memória a seu favor com o método de estudo ativo e mostra que estudar é coisa que se aprende. Também são ensinados, por tópicos, a como ler um livro de maneira competente, como administrar melhor o tempo, como entender melhor assuntos complexos e como fazer com que o conteúdo estudado seja absorvido.
Técnicas de aprender: conteúdos e habilidades – Marco Aurélio de P. Ribeiro
Esse livro de Marco Aurélio P. Ribeiro não propõe mágica, mas caminhos, valorizando um método para balizar o esforço de cada um no processo de aprendizagem envolvido. São trabalhados diversos aspectos da metodologia científica de estudo, tão importante para o sucesso acadêmico, devido à evolução acelerada das ciências naturais e humanas, e do processo de globalização do conhecimento.
Essencialismo – Greg Mckeown
O essencialismo de Greg Mckeown é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade, é um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.
Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.
Neste livro, o autor mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.
E aí, gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso blog e saiba mais conteúdos!
Quantos livros você já leu até agora? Mesmo sabendo da importância da leitura, este hábito costuma ser deixado de lado […]
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com patrocínio da multinacional holandesa AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos, […]
Celebrado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela marca a data de nascimento do líder sul-africano e ex-presidente […]