Que a Literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do nosso caráter e na sociedade de forma geral, todos nós sabemos. Mais que um símbolo cultural que existe desde a Antiguidade, o movimento é uma importante ferramenta de comunicação e interação entre os povos, possibilitando a troca de conhecimentos, experiências e visões do mundo. Afinal, os livros escritos em 1950 são extremamente diferentes dos textos desenvolvidos na década atual. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!
Gêneros literários que caem no vestibular e ENEM
Antes de mais nada precisamos entender o que são gêneros literários: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral).
“Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço. O lírico se refere a textos extremamente subjetivos e conotativos, que podem ser escritos em verso ou prosa. A teorização em torno da questão dos gêneros literários teve início na Antiguidade, com filósofos como Platão e Aristóteles. Nessa época, além das epopeias, o teatro era bastante valorizado. Assim, o texto teatral faz parte do gênero dramático e apresenta atos, cenas, rubricas e falas”, define Brasil Escola.
Lírico
Um dos mais antigos da história, o gênero literário Lírico nasceu do desejo humano de expressar sua individualidade. Os sonetos são os formatos mais conhecidos desse estilo, narrados na primeira pessoa, caracterizando a figura do eu lírico.
Épico ou Narrativo
Aristóteles definiu como Épico o gênero em que as obras contam histórias lineares, geralmente em prosa, e cujos personagens atuam em um momento específico do espaço-tempo. Mais tarde, quando foi definido o conceito de narrador (figura que se tornou constante nas tramas épicas), esse gênero passou a ser chamado também de Narrativo.
Dramático
Ainda de acordo com Aristóteles, os textos do gênero Dramático são pensados com foco na representação, ou seja, na encenação teatral. Sem a presença obrigatória de um narrador, a voz narrativa é dada aos personagens — ou atores —, que contam a história por meio de monólogos ou diálogos. Dentro do gênero, fazem parte como subgêneros a Tragédia e a Comédia.
Agora que você já conheceu mais sobre os gêneros literários, é hora de colocar em prática a leitura. Continue explorando nosso blog para receber mais dicas!
Escolher uma profissão, para a maioria das pessoas, não costuma ser uma tarefa fácil: é comum termos dúvidas sobre carreiras […]
Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rádio, uma data importante para a discussão da importância da mídia no Brasil […]
Texto retirado do Portal de Pinhal A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal-SP inaugurou em dezembro de 2022, a Estação […]