(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Confira 5 dicas de expert para ser mais produtivo nos estudos em 2023

20 de abril de 2023Categoria: Novidades

Texto por Redação Paideia

Especialista da escola online Mentorama traz inspirações para tirar seus objetivos do papel e ainda praticar o aprimoramento ou até iniciar uma nova profissão

Foto: Raphael Felicio – Mentor na Mentorama. / Crédito: Wanezza Soares

Um novo ano letivo já está batendo à porta, e se você estuda ou vai/pretende iniciar um novo curso neste ano, seja ele online ou presencial, e firmou compromisso consigo para se dedicar a ser mais produtivo nos estudos, esta notícia é para você! Elencamos aqui 5 dicas de um expert para tirar proveito em 2023. Afinal, passar tempo estudando nunca é tempo perdido.

Confira abaixo as dicas de Raphael Felicio, palestrante TEDx e mentor de Web Design na Mentorama – escola online das profissões digitais mais procuradas pelo mercado atualmente e pioneira no país a oferecer aulas com mentores -, e se inspire para tirar seu objetivo do papel e ainda praticar seu aprimoramento ou até mesmo iniciar uma nova profissão.

1 – Crie uma rotina para os estudos

A gente sabe que a vida é corrida, mas reservar um tempo diário ou com o máximo de frequência possível faz com que as informações sejam memorizadas. E para tornar isso possível com facilidade, crie uma rotina de horários, local e formato.

2 – Um passo de cada vez

Aprender algo novo pode ser angustiante e, em muitos momentos, até frustrante. Por isso, é necessário celebrar as pequenas conquistas: valorize o processo, curta o momento e aprecie os pequenos conhecimentos adquiridos, mesmo que o seu foco seja na grande conquista que chegará no médio ou longo prazo. Ninguém sobe um andar inteiro sem passar pelos primeiros degraus, certo?

3 – Som na caixa

Estudos já comprovaram que a vibração sonora e as ondas impactam positivamente os sentidos, inclusive na absorção de informações. Estudar enquanto se escuta música faz com que os dois lados do cérebro estejam em funcionamento, potencializando o aprendizado. Ouça aquilo que gosta para associar o estudo a algo positivo e prazeroso. Só evite escutar música alta a ponto de se distrair.

4 – Mentoria e conexões

Uma coisa importante no processo é a troca. Seja com mentores que já viveram as trajetórias que você deseja trilhar, seja conversando com outras pessoas que estejam aprendendo o mesmo que você. Compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de crescer, evoluir e aprender. Quebrar a barreira da vergonha de não saber algo é uma premissa para continuar crescendo e evoluindo profissionalmente.

5 – Coloque em prática

Deixa a síndrome do impostor de lado, assim como seus receios e medos, e inicie no mercado praticando e prospectando clientes, mesmo que, neste início, eles sejam menores. Inclusive, é bem possível que amigos ou familiares precisem de uma “ajudinha” com as suas habilidades em evolução, e está aí uma ótima oportunidade de praticar enquanto ajuda outra pessoa próxima. Para quem não prefere fazer isso, outra dica é tentar apoiar alguma causa social, como ações voltadas para animais, como adoção, ou para comunidades carentes. Suas habilidades podem fazer muita diferença para o bem das pessoas.

Pronto para se dedicar mais nos estudos? Então aproveite e confira as oportunidades oferecidas pela Mentorama. São dez Programas Profissão, que combinam diversos cursos, indicados para aqueles que desejam ser profissionais versáteis, e que podem ser finalizados entre nove e 20 meses. Além disso, a edtech conta com 21 Cursos Especializados, indicados para quem precisa de habilidades específicas, que podem ser finalizados entre dois e oito meses, conforme estimativa para quem se dedica a estudar de 3 a 6 horas por semana.

Veja também

15 de dezembro de 2021

Dicas práticas para melhorar a concentração nos estudos

Com tantas atividades para fazer ao longo de um dia, não é difícil perder a concentração nas que realmente importam. […]

Leia mais
10 de fevereiro de 2022

Guia rápido de profissões: graduações com bolsas da Paideia

Já falamos por aqui sobre várias profissões de diferentes áreas de atuação. Hoje, nosso foco será sobre os três cursos […]

Leia mais
18 de dezembro de 2022

5 dicas para conciliar as festas de fim de ano com o estudo para o vestibular

Estudar em dezembro é sempre um impasse, mas vai depender muito do que você ao longo do ano. É chegar […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!