Quando falamos em criação de redações, opiniões são imediatamente formadas: há os que amam lidar com elas, e os que são mais do time das exatas e não gostam nem de pensar sobre o temido momento de fazê-las, especialmente no vestibular.
Estamos aqui para dizer que não precisa se desesperar! Assim como qualquer outra habilidade, a escrita pode ser desenvolvida e melhorada com o tempo. Duvida? Então, olha essas dicas para aprender a desenvolver textos com mais facilidade:
• Afinal, pra que escrever bem?
Você pode até achar que essa coisa de ter uma boa redação só vai te servir para os vestibulares e provas diversas, mas não se engane: escrever bem significa comunicar-se melhor, também fora do papel.
• Quanto mais leitura, melhor!
Os não-amantes da leitura podem sofrer um pouco nesse momento, mas acredite: esse ponto é essencial. Quanto mais você ler, mais familiarizado ficará com diversos gêneros textuais, além de expandir e melhorar MUITO seu vocabulário e seus conhecimentos gerais.
E não estamos falando somente de literatura clássica: vale ler qualquer tipo de coisa que seja do seu agrado, incluindo revistas, quadrinhos, romances da moda, o que você quiser!
• Raciocínio organizado
Não adianta saber muito sobre determinado assunto, se você não souber organizar as ideias na hora de escrever, certo?! A dica aqui é treinar com temas diversos: pense no que você sabe sobre eles e como distribuiria essas informações de maneira coerente e ordenada para um ouvinte (ou leitor, no caso).
• Cuidado com os gêneros textuais!
Preste sempre muita atenção ao que está sendo pedido no enunciado das redações em termos do gênero textual, pois cada um possui suas próprias características e estruturas a serem desenvolvidas. É primordial que você conheça os detalhes de todos eles.
• Use informações confiáveis
Cuidado ao citar fontes de pesquisa e informações em seus textos, afinal, nem tudo que você lê ou ouve falar condiz com a verdade. Prefira sempre referências de órgãos governamentais, empresas especializadas em pesquisas e veículos de comunicação conhecidos. Na dúvida, é melhor nem usar!
• Atenção ao tema
É comum acabarmos divagando e entrando em assuntos secundários ao desenvolver um texto. Preste atenção a isso e lembre-se de manter o foco no tema principal, evitando comentários excessivos que não acrescentem ou esclareçam pontos necessários.
• Treine seu português
A leitura ajuda muito nesse ponto, mas é interessante que você procure fazer exercícios gramaticais com frequência para avaliar como anda seu português.
• A prática leva à perfeição
Por fim, é claro que não adianta ler e estudar muito sobre redação, se você não colocá-la em prática de fato! Escolha temas aleatórios e crie seus textos com calma e atenção, lembrando-se de testar os diferentes gêneros. É interessante buscar algum feedback sobre eles, especialmente de professores e pessoas aptas a te avaliarem corretamente.
Com todas essas dicas práticas, só falta colocar mãos à obra!
Estudar em dezembro é sempre um impasse, mas vai depender muito do que você ao longo do ano. É chegar […]
Essa é uma dúvida muito comum entre os vestibulandos e a resposta é: pode ser um grande erro. Deixar para […]
A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Ela aconteceu entre 1914 a 1918 e foi resultado […]