(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Estágio: Primeiros passos na nova carreira

17 de março de 2022Categoria: Educação

Talvez esse seja um dos momentos mais esperados pelos estudantes de graduação: a hora de começar a colocar em prática o que está aprendendo na faculdade.

Os estágios servem para você sentir o gostinho de como será sua nova profissão, além, é claro, de aprender no dia a dia de maneira prática e real. Essa vivência é essencial, afinal, na teoria tudo costuma ser mais fácil.

Confira algumas informações para você ficar por dentro de como o estágio funciona:

• O que é?
Regulamentado pela “Lei do Estágio”, não é considerado trabalho (portanto, não envolve carteira de trabalho e o estagiário não possui obrigações de um funcionário comum). Funciona à base de um termo de compromisso, podendo durar até dois anos.

• Tipos de estágio
Podem ser obrigatórios (os de graduação, cuja participação é requisito para obtenção do diploma) ou não-obrigatórios (os de pós-graduação, onde o aluno pode realizar de maneira voluntária para adquirir aprendizado e horas complementares)

• Como conseguir um estágio
Por mais que você não tenha experiência na área (o que é óbvio e os recrutadores já devem saber), é importante demonstrar interesse e comprometimento para conseguir uma vaga.

Preencha seu currículo com dados pessoais e contatos, formação acadêmica, cursos diversos, objetivos profissionais, habilidades e possíveis experiências relacionadas. Lembre-se de usar informações verdadeiras e relevantes e, é claro, com português impecável.

• Hora da entrevista
Confirme data, local e horário, chegando sempre com antecedência; caso seja online, acesse o link ou plataforma pelo menos 15 minutos antes, escolhendo um local silencioso para conversar. Estude a respeito da empresa em questão, pois podem ser feitas perguntas específicas e, quanto mais você souber, mais interesse pela vaga estará demonstrando.

A vestimenta também é um ponto muito importante: vista-se de forma comportada e neutra. Não se esqueça de manter a calma, é normal ter um certo nervosismo, mas lembre-se de que é apenas uma conversa: se uma vaga não der certo, você sempre pode procurar outras oportunidades.

• Durante o estágio
Não tenha receio de fazer perguntas e pedir para, no mínimo, observar os demais funcionários; afinal, você está ali justamente para aprender como se faz. Atente-se para eventuais problemas de excesso de trabalho ou descumprimentos gerais do termo de compromisso: tudo que você precisa saber está ali, e você pode sempre recorrer aos superiores da empresa ou à sua faculdade caso haja qualquer divergência. No mais, dê sempre o seu melhor e mostre-se empenhado em tudo que faz, pois em muitos casos existe a possibilidade de você ser efetivado.

Tudo pronto para procurar um estágio?! Com essas informações e dicas, é só preparar o currículo e partir para a busca!

Veja também

11 de maio de 2022

Dicas infalíveis para revisar a matéria do vestibular

O vestibular que acontece no meio do ano está chegando. É importante revisar seus estudos, colocar em prática o que […]

Leia mais
06 de abril de 2022

6 dicas úteis para montar um cronograma de estudos perfeito para os vestibulares de meio de ano

O vestibular exige muita disciplina de estudos. E, com um planejamento mais assertivo, equilibrado e alinhado com o perfil de […]

Leia mais
05 de maio de 2023

MASP Escola apresenta quatro cursos de História da Arte online

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, entre março e julho de 2023, quatro cursos online de Histórias da […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!