Não é novidade que a rotina de estudos para o vestibular seja algo desgastante, que demanda tempo e concentração acima da média. Desse jeito, fica fácil sucumbir ao cansaço mental, que pode vir acompanhado de uma série de sensações negativas como ansiedade, tristeza, estresse e diversos outros tipos de mal-estar.
Hoje falaremos da importância do auxílio dos profissionais da saúde mental na vida dos estudantes, especialmente dos que estão se preparando para grandes avaliações, como o vestibular.
Já demos algumas dicas para ajudar no combate à ansiedade, mas às vezes precisamos de uma força extra; é aí que entram os psicólogos e terapeutas, que te ajudarão na busca do equilíbrio emocional, autoconfiança, autocontrole e, não menos importante, o autoconhecimento, que é o que vai facilitar sua compreensão de limites e sentimentos.
Ter uma opinião profissional vai fazer toda a diferença para que você enxergue as coisas sob novas perspectivas, obtenha aconselhamento, aprenda a lidar melhor com a resolução de conflitos internos, seja melhor direcionado em suas escolhas e possa desabafar seus medos e expectativas em relação ao vestibular e seu futuro.
Escolha profissionais capacitados e com os quais você se identifique, mesmo que precise passar por mais de um até encontrar o ideal para você. Hoje, com a pandemia, praticamente todo mundo ficou com os nervos à flor da pele; por isso, agora não é difícil encontrar psicólogos que atendam online e em horários estendidos, sem falar que isso possibilitou até a diminuição dos valores das consultas, sendo que alguns profissionais abriram algum espaço na agenda para atender gratuitamente.
Portanto, estudante, não sofra calado: esqueça o tabu sobre os cuidados da saúde mental e não hesite em buscar ajuda se achar necessário.
Seja pelas inúmeras opções ou pelas dúvidas que cercam a escolha, é normal se sentir perdido nesse momento da escolha […]
É verdade, para estudar é preciso dedicar tempo e atenção. Mas, com a mesa de estudos bagunçada ou sem elementos […]
Quantos livros você já leu até agora? Mesmo sabendo da importância da leitura, este hábito costuma ser deixado de lado […]