Essa é uma dúvida muito comum entre os vestibulandos e a resposta é: pode ser um grande erro. Deixar para criar o texto ao final da prova, sem ter treinado este tipo de estratégia ao longo do ano, faz com que você tenha um desempenho menor quanto gostaria. Isso porque, corre-se o risco de demorar além do tempo previsto nas outras questões, comprometendo sua redação e a nota final – na maioria dos vestibulares, a redação possui o peso muito alto.
Os riscos que o estudante que não treinou – e como consequência não tem qualquer estratégia – em resumo são:
Ler é escrever melhor. O hábito da leitura faz com que o estudante entre em contato com diferentes tipos de texto e estilos de escrita, facilitando a criação da redação, além do ganho de um vasto vocabulário.
É imprescindível exercitar sua escrita, unindo a teoria à prática. Na internet, é possível encontrar diversas propostas de redação do Enem e de vestibular que você pode usar para praticar.
Por fim, se mantenha atualizado já que na maioria dos casos, as instituições escolhem o tema da redação relacionado às atualidades.
Por isso, quando estiver na prova, uma boa dica é começar pela redação, dessa forma, sobrará mais tempo para você argumentar melhor o texto garantindo uma boa nota.
Como bônus, trouxemos algumas dicas para você ir bem na redação do vestibular:
Texto retirado de Guia do Estudante. Clique para ver o conteúdo original. O estudante que está ligado no noticiário tem […]
Estudar em dezembro é sempre um impasse, mas vai depender muito do que você ao longo do ano. É chegar […]
De acordo com psicóloga do São Cristóvão Saúde, não há idade limite para treinar o foco pessoal e estimular a […]