(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Fatos históricos que fazem aniversário ‘redondo’ em 2021

14 de abril de 2021Categoria: Educação

É claro que em cada ano, fatos históricos fazem aniversário. A questão é que, quando essas datas fazem 10, 20, 30 ou 100 anos, as chamadas ‘datas redondas’, acabam ganhando mais visibilidade. Conheça algumas delas:

Coroação do Imperador Dom Pedro II no Brasil (1841)

180 anos

Com apenas 15 anos de idade, Dom Pedro ll foi coroado imperador do Brasil. Seu pai, Dom Pedro I havia abdicado ao trono em 1831, quando ele tinha apenas cinco anos. Após o chamado Golpe da Maioridade, ele assumiu, dando início ao Segundo Reinado.

 

Fim da Guerra do Golfo (1991)

30 anos

Em 1990, sob a liderança de Saddam Hussein, o Iraque invadiu o Kuwait. Por ser uma região estratégica e detentora de boa parte das reservas de petróleo do mundo, os conflitos acabaram ocupando uma proporção internacional. Os Estados Unidos lideraram mais de 30 países em um ataque contra o Iraque. A Guerra chegou ao fim em 1991, quando as tropas iraquianas deixaram o Kuwait.

Atentados de 11 de setembro (2001)

20 anos

Liderados por Osama Bin Laden, membros da Al-Qaeda jogaram dois aviões contra as Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, matando milhares de pessoas. No mesmo dia, outros dois aviões foram disparados contra o Pentágono e a Casa Branca, uma vez que o objetivo era atacar grandes símbolos de poder em forma de protesto contra a presença do país na Arábia Saudita, o apoio norte-americano a Israel e as sanções contra o Iraque.

Fim da Guerra Fria e da União Soviética (1991)

30 anos

Há 30 anos, aconteceu a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, automaticamente, o fim da Guerra Fria. O conflito se deu entre as duas maiores potências da época, Estados Unidos e URSS, que discordavam política e ideologicamente.

 

E aí, achou interessante? Conheça nosso blog e outras dicas sobre vestibular!

Veja também

17 de março de 2022

Estágio: Primeiros passos na nova carreira

Talvez esse seja um dos momentos mais esperados pelos estudantes de graduação: a hora de começar a colocar em prática […]

Leia mais
10 de fevereiro de 2021

Personagem histórica: Leopoldina

Maria Leopoldina de Áustria foi uma arquiduquesa austríaca conhecida por ter sido a primeira imperatriz do Brasil. Criada dentro dos […]

Leia mais
03 de março de 2022

5 Datas comemorativas importantes de março

• 08/03 Dia Internacional da Mulher Foi oficialmente reconhecido em 1975 pela ONU e surgiu a partir da luta feminina […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!