Realizar ou não uma faculdade? Essa dúvida é muito pertinente entre os jovens hoje em dia. No entanto, crescemos em uma sociedade que enxerga no ensino superior uma possibilidade de crescimento profissional e o sonho de mudar de vida. Afinal, todo mundo conhece alguém que tem o desejo de se formar em uma área e sonha em ser bem sucedido na carreira profissional escolhida, não é mesmo?
Mas será que cursar a graduação vale mesmo a pena? Se você ainda tem essa dúvida, leia nosso artigo e confira 5 motivos para fazer faculdade que podem te ajudar a superar suas objeções!
Quem opta por fazer uma graduação tem a oportunidade de estudar o que tem interesse e de se especializar na área que mais o atrai.
Além disso, crescemos pelos números, ou seja, uma pessoa graduada em um curso superior pode ter sua renda acrescida em mais de 150% em relação às outras que não possuem a mesma formação.
É um investimento de retorno rápido, ainda mais considerando as diversas possibilidades de financiamento estudantil e os programas de bolsa como a PAIDEIA.
A vida não é apenas bens materiais, dinheiro, carreira, prospecções e investimentos. O que importa são os momentos e as pessoas! Na faculdade, você conhecerá colegas, fará novos amigos e, quem sabe, realizar um networking para o futuro?
Você com certeza terá muitas histórias para contar e esses momentos serão parte importante daquele conjunto de coisas. Você verá um filme passar em sua cabeça quando chegar o grande dia de pegar o diploma em suas mãos na colação de grau! Está preparado?
Quem passa pelos longos anos de graduação e ao final obtém um diploma de ensino superior, sabe muito bem que, para não perder lugar para a concorrência, deve continuar aprendendo e se atualizando. Fazer uma faculdade significa incentivar a si mesmo a estudar cada vez mais, buscando conhecimentos diversos e desenvolvendo habilidades que o ajudam no desempenho da área escolhida.
Para os alunos empenhados em estudar e desenvolver pesquisas, as universidades podem oferecer boas chances e bolsas de estudos para projetos de iniciação científica. Vale lembrar também, que há a possibilidade de continuar os estudos em um mestrado e doutorado e dar aulas.
Pode não parecer agora, devido aos sacrifícios que é fazer uma faculdade; você pode levar anos para se formar, o valor das mensalidades pode ser alto e há quem trabalhe e estude ao mesmo tempo, e sabe bem como é difícil conciliá-los. Tanto é verdade que, desistir no meio do curso, é um caminho bastante comum.
Mas quem começa um curso e o finaliza, poderá sentir orgulho em dizer que obteve um diploma de nível superior. É extremamente gratificante olhar para aquele tão pequeno, mas significante pedaço de papel, e saber a história e os momentos vividos até chegar ali. Afinal, para que serve a faculdade se não para nos darmos um motivo de orgulho?
A leitura é um dos itens indispensáveis na realização de provas de sucesso do vestibular. Isso porque, além das questões […]
Esse é o mês da literatura brasileira e, por essa razão, falaremos dos novos escritores, os quais têm nos presenteado […]
Claro que estudar e dominar fórmulas, contextos históricos e regras gramaticais, garantem bons resultados no vestibular. Entretanto, além do estudo, […]