Com a pandemia, surgiu a necessidade de adaptar os estudos para o ambiente online. Gostando ou não, a novidade trouxe uma nova complicação: as dores. Seja nas costas, na lombar, nos ombros ou nas mãos, essas tensões aparecem após muitas horas sentado na frente do computador, e são conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Conheça abaixo algumas dicas para evitar esses incômodos:
– Postura: É recomendado ficar com a tela do computador na altura dos olhos, de maneira que não precise abaixar ou levantar a cabeça. A coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto da cadeira, favorecendo a posição natural em S.
– Estar em movimento: A atitude de se levantar pelo menos a cada 30 minutos, ajuda a evitar as dores musculares e também beneficia a visão, que pode ser prejudicada ao ficar olhando muito tempo para a tela do computador.
– Alongamento: Antes e depois do tempo prolongado em frente à tela, é recomendado fazer alguns exercícios simples que auxiliarão o corpo a se manter longe das dores.
– Tenha um home office/local de estudo adequado: É imprescindível ter um local próprio para o estudo. Ele deve ter uma cadeira de modelo ergonômico, confortável e, de preferência, com apoio para os braços. Aposte num cantinho arejado, bem iluminado naturalmente e que esteja organizado para seus estudos.
– Procure um especialista: Caso os sintomas persistirem, procure um médico ou especialista para checar e indicar uma solução adequada à sua situação.
É normal que os estudantes desenvolvam dúvidas ao longo da graduação sobre como conseguir um estágio e até mesmo se […]
Ser um profissional formado em Letras, é sinônimo de muito estudo do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e […]
Vestibular, uma prova de concurso público ou apenas estudar, para todos esses momentos, a companhia de uma música é fundamental […]