(19) 3651-3912 | contato@paideia.org.br

Por que ler o edital do vestibular?

12 de maio de 2021Categoria: Educação

Você já se pegou perguntando a importância de ler o edital do vestibular antes de fazer a prova? Essa dúvida é muito comum pois a maioria dos vestibulandos não sabe ao certo o que o documento significa, sua relevância e como pode ser usado a seu favor na hora de prestar o processo seletivo.

Nele é possível encontrar todas as regras do vestibular, além de informações sobre as matérias que serão trabalhadas nas provas, o peso de cada uma, entre outras informações que te ajudam a traçar um roteiro de estudos que aumente ainda mais suas chances de aprovação.

Depois de ler nosso artigo, você verá o edital do vestibular como um grande aliado para entender todo o processo da prova. Confira:

O que é o edital do vestibular?

O edital do vestibular é basicamente um documento que as instituições de ensino superior devem publicar com todos os dados essenciais do seu processo seletivo.

Segundo a Portaria Normativa nº 40 do Ministério da Educação (MEC), as universidades devem publicar o edital do vestibular com, pelo menos, 15 dias de antecedência da data prevista para as avaliações. Além disso, é obrigatório conter algumas informações neste documento, como:

– Nome do curso a qual se destina o processo seletivo;

– Habilitação oferecida por esse curso para o candidato;

– Quantidade de alunos por turma;

– Números de vagas disponíveis por turno;

– Onde será ministrado o curso;

– Normas de acesso ao curso;

– Prazo de validade do processo seletivo.

É importante destacar que todo processo seletivo para ingresso em um curso superior tem um edital, e isso também é independente da modalidade de ensino ou do tipo de prova que você irá realizar. Ou seja, no vestibular online ou tradicional, esse documento deverá ser divulgado pela instituição.

Mas, qual a importância de ler o edital?

O edital do vestibular tem todas as informações que o candidato precisa saber para realizar a prova: o objetivo do processo seletivo, como ele vai ocorrer, as regras de participação, as penalizações, as médias de cortes, método utilizado para aplicação de prova e cálculo de notas, informações sobre a matrícula, entre outras que esclarecem todo o procedimento.

Onde encontrar o edital do vestibular?

As instituições de ensino divulgam seus editais em seus sites oficiais, ou seja, é necessário que você acompanhe a página institucional da faculdade que você deseja realizar o vestibular.

 

Agora que você conhece mais sobre esse documento, coloque a leitura em prática e tire todas as suas dúvidas no edital!

Veja também

17 de fevereiro de 2022

Personagem histórica: Marie Curie

Imagem: Pinterest Nossa homenageada histórica de hoje não deve ser um nome novo para vocês, caros estudantes: a polonesa Marie […]

Leia mais
25 de novembro de 2022

MASP lança vídeo documental da primeira etapa do projeto de restauro de obras do pintor holandês Frans Hals

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com patrocínio da multinacional holandesa AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos, […]

Leia mais
11 de agosto de 2021

Dicas para conciliar o vestibular com a saúde mental

O período que antecede as provas do vestibular pode ser extremamente estressante para os estudantes, já que muitos têm uma […]

Leia mais

Nossos Parceiros

Quem está conosco transformando vidas e oferecendo o sonho do ensino superior.

Assine nossa newslettere fique por dentro das novidades!