Área do Aluno Cadastro Contato Login Associação Paidéia Novidades A Associação Quem Somos Nós Editorial Informações Área do Aluno

Entrevista com:
VICTOR OLIVEIRA GULART


Coordenador do Curso de Letras da UniPinhal

 Concedida ao Jornalista – Vinícius Vitor Alvarenga

 Veiculada na Pinhal Rádio Clube

 Nos programas: Jornal da Clube e Jornal da Cidade.

Vinícius – Victor, prazer em falar com você. Dois assuntos nesta nossa entrevista. Primeiro sobre a Associação Paideia e segundo o Curso de Letras da UniPinhal que tem você como coordenador. Então inicialmente o que você nos fala sobre a Associação Paideia?

Victor – Obrigado por mais uma vez poder falar do nosso trabalho do curso de Letras da Unipinhal. A Paideia é uma associação sem fins lucrativos que nasceu pela iniciativa do antigo coordenado do Curso de Letras, o professsor Felipe Beltran que é uma das frentes desta relação da Paideia com o curso de Letras. O foco desta Associação é oferecer bolsas de estudos na área das licenciaturas, esta abertura em Pinhal foi inaugurada no curso de Letras e atualmente se estendeu para os cursos de Pedagogia e História, que é um curso inaugurado este ano de 2018 e vem já sendo contemplado pelo trabalho da Paideia. Esta parceria, esta aproximação da Associação Paideia com a UniPinhal eu diria que foi crucial para o bom desenvolvimento das licenciaturas foi um estímulo vital para que tenhamos bons professores e assim que sejam inseridos bons profissionais na área das licenciaturas em nossa região, eu como Coordenado do Curso de Letras reconheço a importância de possibilidades como esta e sei realmente da efetividade do trabalho da Paideia, sou infinitamente grato pela parceria a associação vem de um modo geral reafirmar uma questão que eu falo muito para meus alunos em sala de aula, que é latente a necessidade de bons profissionais na área da educação. Se trata de uma ação efetiva que tem efeito a curto, médio e longo prazo para Pinhal e sua região.


Vinícius – Victor, então como Coordenador do Curso de Letras você também avalia que a educação é o que pode transformar o mundo em todos os segmentos?

Victor – Ah sim, eu acredito que a premissa principal de um país, a pauta central deva ser a educação, acredito que sem a educação não conseguimos formar outras áreas e ter uma qualidade de vida e um país que realmente esperamos. Se a pauta central do país não for a educação, ficaremos batendo em várias outras teclas e aí estamos onde estamos. E é justamente o que a Paideia vem propor, uma mudança de olhar para a área das licenciaturas, realmente fazendo a diferença.


Vinícius – E sobre o Curso de Letras que você é Coordenador?

Victor – O Curso de Letras é atualmente de quatro anos, no período noturno e totalmente presencial, já tem alguns anos de existência e por lá já passaram outros dois coordenadores, eu sou o terceiro e venho dando continuidade ao trabalho iniciado pelo professor Felipe Katz, que é um dos fundadores da Associação Paideia e antigo coordenador do curso, então venho somar para este curso que é muito forte e possui atualmente um corpo docente de extrema qualidade. O curso passou por uma reestruturação de acordo com as novas diretrizes novas do MEC para a área das licenciaturas, de modo que ficamos ainda mais fortes. Eu convido a todos para conhecerem a UniPinhal que está completamente aberta, especialmente as áreas das licenciaturas – letras, pedagogia e história os coordenadores, professores e alunos são muito acessíveis. Nós colhemos bons frutos de empregabilidade no curso de Letras, a maior parte das turmas que formamos nos últimos quatro anos já está inserida no mercado de trabalho e a Associação Paideia colhe este fruto conosco. Atualmente somos parceiros da Casa do Escritor Pinhalense – Edgard Cavalheiro, com as entidades culturais da cidade e nossa ideia é estreitar cada vez mais estas relações, pois temos atores, fotógrafos e escritores atualmente no curso. A modalidade do financiamento da Associação Paideia para o curso de Letras é muito atrativa, o aluno estuda quatro anos sem pagar nada e devolve o valor de 50% das mensalidades depois que se formar, em uma negociação direta com a Paideia, aproveito para lançar o desafio ao estudante pois ele não vai encontrar preço melhor que nossas licenciaturas em toda a regiaão. Salvo a minha parcialidade com a UniPinhal não tem melhor. Convido a todos para conhecerem nossas dependências, não somente pela estrutura e apoios financeiros, mas pela qualidade dos docentes e da formação que é o grande patrimônio UniPinhal, num trabalho com seriedade e qualidade nestes mais de cinquenta anos.

Espírito Santo do Pinhal - SP.     19/08/2019 04:39:27

Missão:
Em alinhamento com os princípios constitucionais e os objetivos do Ministério da Educação, é propósito da Associação PAIDEIA ampliar e democratizar o acesso à educação superior de qualidade a partir do reconhecimento do papel estratégico das universidades para o desenvolvimento econômico e social do país.


Entre em contato pelo e-mail:
[email protected]

ou pelo telefone:
19 - 3651 3912