Área do Aluno Cadastro Contato Login Associação Paidéia Novidades A Associação Quem Somos Nós Editorial Informações Área do Aluno

Entrevista com:
FÁBIO CORNAGLIOTTI DE MORAES


Coordenador do Curso de História da UniPinhal

 Concedida ao Jornalista – Vinícius Vitor Alvarenga

 Veiculada na Pinhal Rádio Clube

 Nos programas: Jornal da Clube e Jornal da Cidade.

Vinícius – Professor Fábio, prazer falar contigo, como Coordenador do Curso de História da UniPinhal, o que pode ser dito de como está este curso?

Fábio – O Curso de História está muito bem encaminhado, tivemos o primeiro vestibular tivemos um número bastante grande de inscritos, o que é uma coisa muito boa. Nosso arquivo está sendo cada dia mais digitalizado, estamos, portanto, digitalizando estes documentos antigos, nosso projeto pedagógico está cada dia mais no caminho certo, está moderno, certo com todas as propostas do MEC, há muitos professores nos auxiliando. No dia 20 de novembro fizemos uma atividade no curso, sendo esta a primeira, que foi um debate, uma reflexão com professores da UniPinhal e também de outras instituições de ensino falando sobre racismo, isto por conta do dia da Consciência Negra. Foi muito interessante quem participou gostou.


Vinícius – Professor, e quanto as atividades que o Curso de História tem feito? diga-nos mais detalhes, inclusive comente como é viva a história que mostra o passado, atualiza o presente e projeta o futuro.

Fábio – Certamente! Nós temos muitas atividades, o curso é uma licenciatura ele também forma professores, mas também propomos pesquisas para entendermos porque o mundo é assim, porque ele é organizado desta forma. Todas as perguntas que fazemos para a história, elas partem de nós que vivemos o presente, elas nos deixam inquietos nos desperta curiosidades hoje. Por isto ela é viva. Por exemplo temos um convênio com a Câmara de Vereadores que tem um arquivo fantástico que nós pretendemos digitalizar para preservar tudo e facilitar o acesso.


Vinícius – Quanto à licenciatura abre várias oportunidades. Certo? Inclusive as pessoas que a fazem podem se encontrar de alguma maneira?

Fábio – Com certeza se interesse do educando é ser professor esta é a oportunidade. Professor nunca fica desempregado, há sempre uma oportunidade.


Vinícius – Professor Fábio, por falarmos em oportunidade gostaria que você comentasse sobre a Associação Paideia. Que está em Espírito Santo do Pinhal trazendo oportunidades. Fazendo isto inclusive com muita ênfase.

Fábio – A Associação Paideia é sem dúvida a oportunidade aberta para todos. Ela é nova, porém pode ser dito que ela já faz parte da história. A ajuda que ela dá aos cursos de licenciatura da UniPinhal eu posso afirmar que é imprescindível e de uma generosidade incrível que poucas entidades privadas no Brasil tem a ajuda desta uma parceria destas. A Associação é uma coisa maravilhosa de se enxergar. Num país que vemos nas notícias que parte da população considera a educação como gasto, e a educação não é gasto é sim investimento para o futuro, quanto mais você investe em educação tanto melhor. E é isto que a Associação Paideia vem fazendo investindo em educação de uma forma exemplar.


Vinícius – Então baseado em suas falas enquanto educador que é você sugere que as pessoas procurem a Associação Paideia?

Fábio – Com toda certeza. Ainda há algumas bolsas disponíveis no curso de história. Estas bolsas valem para o ano de 2019. É uma oportunidade perfeita. O que a Associação Paideia oferece é único, portanto deve ser muito bem abraçado.


Vinícius – Reafirmando suas falas quanto a Associação Paideia. Vale a pena procura-la?

Fábio – Com certeza vale a pena. É uma Associação mantida por pessoas seríssimas de uma idoneidade sem limites. Como coordenador fico feliz que o Curso de História da UniPinhal é parceiro da Associação Paideia.

Espírito Santo do Pinhal - SP.     19/04/2019 16:18:36

Missão:
Em alinhamento com os princípios constitucionais e os objetivos do Ministério da Educação, é propósito da Associação PAIDEIA ampliar e democratizar o acesso à educação superior de qualidade a partir do reconhecimento do papel estratégico das universidades para o desenvolvimento econômico e social do país.


Entre em contato pelo e-mail:
[email protected]

ou pelo telefone:
19 - 3651 3912